Análise Tri-dimensional do Movimento Chapéu de Cou¬ro na Capoeira Tri-Dimensional Analysis of the “CHAPÉU DE COURO” Moviment in “CAPOEIRA ”

Glademir Camargo Almeida

Resumo


Utilizando-se o método da cinematografia tridimensional foi estudado o comportamento de algumas variáveis cinemáticas do movimento

Chapéu de Couro na Capoeira. Neste estudo observou-se que a Trajetória Espacial do Centro de Gravidade do movimento apresenta a forma aproximada de uma hipérbole, apresentando-se padrão para amostra estudada. As alturas mínimas encontradas para o deslocamento do CG verifica­ram-se no início do movimento, e as alturas máximas foram encontra­das no final do movimento. As velocidades instantâneas do deslocamento do Centro de Gravidade variaram entre 3.01m/s, a máxima e 0.01m/s, a mínima. A trajetória de deslocamento do pé de ataque apresentou-se padrão para amostra estudada, com uma configuração de forma circular. Analisando-se a velocidade do pé de ataque foram encontradas veloci­dades instantâneas máximas de até 7.53m/s e velocidades mínimas de 0.01m/s. As velocidades máximas foram encontradas na fase ascen­dente do movimento.

Na análise das velocidades do pé de apoio foram encontradas veloci­dades máximas de até 9.46m/s, e velocidades mínimas de 0.01m/s.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/231654648371



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br


 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.