SQUARE STEPPING EXERCISE E EXERCÍCIOS BÁSICOS NA COGNIÇÃO DE IDOSOS

Camila Vieira Ligo Teixeira, Sebastião Gobbi, Jessica Rodrigues Pereira, Deisy Terumi Ueno, Ryosuke Shigematsu, Lilian Bucken Gobbi

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/010283085719

O objetivo do presente estudo foi comparar as funções cognitivas de idosos antes e após dois protocolos de intervenção: exercícios básicos combinados com o Square Stepping Exercise (COM) e apenas exercícios básicos (EB). Todos foram avaliados antes e depois dos 4 meses de intervenção por meio do Montreal Cognitive Assessment (MoCA) e do Teste Winsconsin de Classificação de Cartas (TWCC). Os resultados mostraram que ambos os grupos melhoraram o estado cognitivo global, mas que apenas o COM apresentou melhora específica em abstração e flexibilidade mental. Assim, o treinamento combinado de exercícios básicos e SSE parece ser mais efetivo para a cognição quando comparado com um treinamento exclusivamente com exercícios básicos.
Palavras-Chave: Idosos. Cognição. Exercício físico.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/010283085719



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.