O ensinar e o aprender na concepção crítico-emancipatória

Bruno Nascimento de Siqueira, Francisco Emilio de Medeiros

Resumo


Discute o ensinar e o aprender na concepção Crítico-Emancipatória. Tem como objetivo apresentar e interpretar esse par dialético nos primeiros livros do professor Elenor Kunz: "Educação Física: Ensino & Mudanças (1991)" e "Transformação Didático-Pedagógica do Esporte (1994)". Pesquisa teórica apoia-se em elementos metodológicos inerentes à análise temática tratada por Minayo (2008). Conclui que os conteúdos da Educação Física devem ser abordados de forma ampla pela problematização; que o se-movimentar conduz a uma aprendizagem de um “mundo de significados motores”; e que o ensinar e o aprender na concepção implica numa formação na Educação Física que desenvolva sujeitos livres e emancipados.


Palavras-chave


Educação Física; Concepção Crítico-Emancipatória; Ensinar; Aprender.

Texto completo:

PDF

Referências


DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento - metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, Coleção Leitura.

____________. Pedagogia do Oprimido. 14.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

KUNZ, Elenor. Educação Física: ensino e mudanças. 3. ed. Ijuí: Ed. da Unijuí, 2004.

____________. Transformação didático-pedagógica do esporte. 7. ed. Ijuí: Ed. da Unijuí, 2010.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

_____________________________. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8 ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

ROMERO, Elaine. O Ensino (ou o adestramento) da Educação Física (?). Revista Brasileira de Ciências e Movimento, n.2, v.1, p.41-42, 1988.




DOI: https://doi.org/10.5902/2316546431724



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br


 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.