SABERES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Caroline Moesch Cardoso, Silvane Fensterseifer Isse

Resumo


Esta pesquisa objetivou analisar como os professores de Educação Física que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental compreendem os saberes trabalhados em aula. Trata-se de um estudo qualitativo. Foram entrevistados cinco professores de Educação Física que atuam em escolas municipais, estaduais e privadas do município de Lajeado/ RS. A pesquisa evidenciou que a compreensão sobre os saberes está intimamente ligada à formação inicial dos professores, notadamente influenciada pela esportivização, o militarismo e a medicina higiênica. Em relação aos saberes trabalhados, evidenciou-se a questão da disciplina, das relações interpessoais, dos esportes e da socialização, construídos através das práticas corporais.


Palavras-chave


Educação Física. Saberes. Docentes. Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316546422584



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.