ESTABELECIMENTO DE NORMAS DE APTIDÃO FÍSICA PARA ESCOLARES DO SEXO FEMININO DE 13 E 14 ANOS DE IDADE DE SANTA MARIA - RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546410211Resumo
O objetivo deste estudo foi de estabelecer normas locais para uma bateria de testes de aptidão física, para escolares de 13 a 14 anos de idade, sexo feminino, das escolas públicas e particulares de Santa Maria, RS. Participaram deste estudo 412 meninas pertencentes a 22 escolas do município de Santa Maria, selecionadas através de uma amostra por conglomerados, sendo que com 13 anos n - 245; 14 anos n = 167. Para a determinação das Normas foram utilizadas as varáveis: estatura, massa corporal, testes de flexibilidade, abdominal, barra, corrida, medidas de dobras cutâneas do tríceps, panturrilha, somatório da dobra cutânea do tríceps com a dobra cutânea da panturrilha e o Índice de Massa Corporal - IMC. onde foi determinada a média, desvio padrão e confeccionada a tabela de Normas Percentílicas de Aptidão Física e Escore T Padronizado para ambas as idades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.