A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DO SÉCULO XIX: A CONTRIBUIÇÃO DE FRANZ NACHTEGALL
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546410206Resumo
O objetivo desta investigação foi estudar a contribuição de Franz Nachtegall na implementação da Educação Física nas escolas dinamarquesas, no século dezenove. O estudo foi conduzido tendo como base informações históricas encontradas na literatura a respeito de Nachtegall. Pode-se dizer que ele não foi um inventor de um sistema próprio, mas utilizou os tipos de exercícios praticados no Instituto Schnepfenthal, onde Guts Muths havia trabalhado. Além disto. Nachtegall foi um bom professor e organizador, um leader compreensivo, habilidoso em se contextualisar a situações reais e, através de seus esforços infatigáveis, concretizava os objetivos propostos. Atribui-se a Nachtegall a responsabilidade de ter colocado a Dinamarca num lugar de destaque entre as nações européias, quanto à prática da Educação Física escolar, no século dezenove.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.