Antônio Pitanga: resistência, ancestralidade e o contragolpe na capoeira da diáspora

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797594106

Parole chiave:

Antônio Pitanga, Epistemicídio, Movimento, Racismo, Cinema

Abstract

Este artigo analisa a trajetória de Antônio Pitanga, figura central do Cinema Novo e do audiovisual brasileiro, destacando sua relevância na luta antirracista e na construção de uma estética afro-moderno. Ao abordar sua inserção intelectual e artística desde os anos 1960, o texto evidencia o papel singular de Pitanga como um dos poucos negros a participar ativamente do movimento cinemanovista, denunciando o epistemicídio e a baixa representatividade negra nas produções da época. A discussão se estende à televisão, ressaltando o impacto da família Noronha em “A Próxima Vítima” (1995) e contrastando com a polêmica racista de “Pátria Minha” (1994), revelando as limitações da representação negra sem o enfrentamento estrutural do racismo. Fundamentado na perspectiva de descolonização do ser e no conceito de sentipensar, o artigo propõe uma crítica à imparcialidade eurocentrada e evidencia como Pitanga redefine o conceito de sucesso, transcendendo a meritocracia branca e atuando como espelho para a comunidade negra. A análise destaca a importância da experiência, corporeidade e ancestralidade africana na produção de uma estética decolonial, consolidando Pitanga como referência para o pensamento crítico e para a reinvenção das bases do cinema negro brasileiro, em diálogo com as correntes afrodiaspóricas e a busca por justiça, reparação e restituição.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Adriano da Silva Denovac, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em História do Tempo Presente pela Universidade Estadual de Santa Catarina; Professor, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil.

Riferimenti bibliografici

COSTA, Joaze Bernardino; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e perspectiva negra. Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, Brasília, jan./abr. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922016000100015.

COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. São Paulo: Boitempo, 2019.

ESCOBAR, Arturo. Sentipensar com a terra: novas leituras sobre desenvolvimento, território e diferença. Medellín: Ediciones UNAULA, 2014.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. 1ª reimpr. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005.

FERRO, Marc. Cinema e história. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

GIROUX, Henry. Introdução; Repensando a política cultural. In: Atos impuros: a prática política dos estudos culturais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

GOMES, Paulo Emílio Sales. Cinema: trajetória e subdesenvolvimento. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MACEDO, Aroldo; FAUSTINO, Oswaldo. A cor do sucesso. São Paulo: Editora Gente, 2000.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre a colonialidade do ser. Revista da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares, 2007.

MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Brasil: N-1 Edições, 3. ed., 2019.

MBEMBE, Achille. Sair da grande noite: ensaio sobre a África descolonizada, 2013.

MIGNOLO, Walter. Aesthesis decolonial. Calle, 14, v. 4, n. 4, jan.-jun. 2010.

MORTARI, Claudia. Os africanos de uma vila portuária do sul do Brasil: criando vínculos parentais e reinventando identidades. Desterro, 1788/1850. 2007. Tese (Doutorado em História) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

PITANGA. Documentário. Direção: Beto Brant; Camila Pitanga. Brasil, 2017.

ROUSSO, Henry. A última catástrofe: a história, o passado e o contemporâneo. Rio de Janeiro: FGV, 2016.

VASQUEZ, R.; BARRERA, M. Aesthesis decolonial y los tiempos relacionales. Entrevista a Rolando Vázquez. Calle 14, v. 11, n. 18, 2015.

##submission.downloads##

Pubblicato

2025-11-24

Come citare

Denovac, A. da S. (2025). Antônio Pitanga: resistência, ancestralidade e o contragolpe na capoeira da diáspora. InterAção, 16(5), e94106. https://doi.org/10.5902/2357797594106

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i