Pedagogia Feminista Negra como confronto ao epistemicídio: novos territórios de conhecimento

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2357797588424

Mots-clés :

Pedagogia Feminista Negra, Confronto ao epistemicídio, Emancipação do conhecimento, Teoria crítica educacional

Résumé

Este artigo investiga o papel da Pedagogia Feminista Negra como uma forma de confronto ao epistemicídio, explorando novos territórios de conhecimento. Através de uma análise crítica de clássicos de pensamento feminista negro e sua contribuição para a educação, examina-se como essa abordagem pedagógica desafia a marginalização e apagamento dos saberes produzidos por mulheres negras. Partindo de uma revisão bibliográfica e análise teórica, o estudo destaca a importância da Pedagogia Feminista Negra na promoção de uma educação emancipadora e humanizada, que valoriza e respeita as experiências e contribuições das mulheres negras na construção do conhecimento científico. Ao reconhecer o epistemicídio como uma forma de violência epistêmica, o artigo propõe a Pedagogia Feminista Negra como uma ferramenta para a construção de novos paradigmas educacionais, capazes de ampliar e diversificar os horizontes do conhecimento.

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Bibliographies de l'auteur

Kenia Silva, Universidade do Porto

Doutoranda em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Porto/Portugal. Bolseira pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT) (bolsa de doutoramento com a ref.ª 2022.12124.BD).

Carolina Santos Barroso de Pinho, École polytechnique fédérale de bahia

Possui Doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas, 2012-2017), Mestrado no mesmo programa (Universidade Estadual de Campinas, 2009-2011) na área de Filosofia e História da educação. Concluiu Doutorado Sanduíche no Exterior na T.U Braunschweig/Alemanha (2015). Pesquisa na área de Educação, Teorias da Educação, Epistemologia e Movimentos Sociais, com ênfase em formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, produção do conhecimento, filosofia do conhecimento, educação física, diretrizes curriculares, feminismo negro e movimentos sociais. É organizadora do livro Pedagogia Feminista Negra: primeiras aproximações (2022). Além da experiência nas áreas de educação formal e não formal, tem inserção nos meios de comunicação. Na TV, esteve à frente, como apresentadora, do Programa Entrevistas na TVT. Já recebeu indicações e prêmios por sua inserção nas mídias sociais.Tem experiência em implementação de cursos de formação superior e elaboração de material didático

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Publiée

2024-11-27

Comment citer

Silva, K., & Pinho, C. S. B. de. (2024). Pedagogia Feminista Negra como confronto ao epistemicídio: novos territórios de conhecimento. InterAção, 15(3), e88424. https://doi.org/10.5902/2357797588424