Mulheres negras professoras: uma análise interseccional de raça e gênero no Brasil

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2357797588407

Mots-clés :

Mulheres negras, Docência, Trabalho

Résumé

A intencionalidade deste trabalho é discutir a situação das mulheres negras no mercado de trabalho, com ênfase na docência, e abordar os aspectos históricos, políticos e culturais que influenciam essa realidade. O objetivo é evidenciar como a combinação de racismo e sexismo perpetua violências silenciosas e contribui para a desigualdade de acesso a posições mais intelectualizadas, confrontando dados estatísticos educacionais e ocupacionais com a perspectiva de autores como Lilia Moritz Schwarcz (1993), Maria Muller (2003; 2008), Jerry Dávila (2006) e Sueli Carneiro (2023). Utiliza-se a interseccionalidade como ferramenta teórico-metodológica para analisar a condição das mulheres negras no mundo do trabalho, com foco na docência. Problematizar a trajetória escolar e profissional das mulheres negras permite desmistificar e desnaturalizar conceitos e práticas enraizados em contextos de injustiça social, promovendo uma reflexão mais profunda sobre as dinâmicas de poder e dominação que as afetam.

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Biographie de l'auteur

Mayra Silva dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR. É participante e pesquisadora nos grupos de pesquisa “InFemis – Infância e Feminismos” e “Educação para as Relações Étnico- Raciais” da UFSCAR. É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

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Publiée

2024-12-16

Comment citer

Santos, M. S. dos. (2024). Mulheres negras professoras: uma análise interseccional de raça e gênero no Brasil. InterAção, 15(3), e88407. https://doi.org/10.5902/2357797588407