En busca de la Representación Social de la enseñanza del Portugués en EJA: la disociación de la noción de enseñanza de la lengua materna

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797584314

Palabras clave:

Educación de Jóvenes y Adultos, Lectura, Lengua Portuguesa, Representaciones Sociales

Resumen

Partimos de la caracterización de las materias de Educación de Jóvenes y Adultos y del objeto de estudio para describir el significado de la Lengua Portuguesa, como componente curricular, para estas materias, con el objetivo de identificar qué Representaciones Sociales se pueden encontrar en la enseñanza de este sujeto. Este trabajo tiene como objetivo analizar las Representaciones Sociales de los significados explicados en los enunciados que son instituidos por la actividad educativa y admitidos en la enseñanza escolar de la Educación Primaria de la EJA. El estudio reunió los discursos de setenta y tres estudiantes y dos profesores seleccionados a través de una revisión bibliográfica, revisando los discursos presentados en Botelho, Oliveira y Ribeiro con el objetivo de comprender las Representaciones Sociales de los significados presentados por esos discursos, establecidas por el sistema educativo. actividad y admitido en la enseñanza escolar. Como método de análisis se utilizó la técnica de análisis de esquemas argumentativos propuesta por Perelman y Olbrechts-Tyteca en Teoría de la Argumentación. Después del análisis, es posible llegar a la representación social de nuestro objeto de estudio: la enseñanza de la lengua portuguesa en la EJA se reduce a la enseñanza de la lengua escrita, limitándose a la gramática normativa.

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Biografía del autor/a

Kelfany Antonio Pereira, Universidade Estácio de Sá

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Estácio de Sá; Mestre em Educação (Universidade Estácio de Sá- 2022); Possui Pós-graduação lato sensu em Inspeção Escolar( Faculdade Iguaçu - 2023), Dificuldades de aprendizagem: prevenção e reeducação (Universidade do Estado do Rio de Janeiro -2012) e em Artes Cênicas (Universidade Estácio de Sá - 2010). Graduada em Pedagogia ( Universidade Cruzeiro do Sul - 2023), Letras- Português/ Literaturas (Universidade Estácio de Sá-2009) e em Letras - Português/ Espanhol (Universidade Estácio de Sá-2014).Cursou disciplina isolada no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - 2010). Atua como colaboradora do corpo editorial da Revista Educação e Cultura Contemporânea, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; Avaliadora ad-hoc de Pesquisa na Revista da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais PROPPG/UEMG e na Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana - REMHU do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM; no Conselho Editorial da Revista Científica do ITPAC como revisora. Docente efetiva na Fundação Municipal de Educação de Niterói, na Secretaria Municipal de Educação , Cultura, Inclusão e Ciências de Saquarema e psicopedagoga clínica e institucional em instituições privadas. Participa das Avaliações em Larga Escala (Prova Brasil, ANA, ENEM, SAEB e Prova Rio). Professora bolsista do CNPq no Programa Futuras Cientistas 2024. Com produção científica apresentada no Brasil e no exterior na linha das Representações Sociais e Retórica no contexto da Língua Portuguesa, Educação de Jovens e Adultos e Linguística. Desenvolve pesquisa na área de Educação e Cultura Contemporânea com ênfase na temática de Representações Sociais e Práticas Educativas.

Maria Inmaculada Chao Cabanas, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2017) na Linha de Pesquisa das Representações Sociais. Mestre em Educação (2007) na linha de pesquisa das Tecnologias da Informação e Comunicação. Graduada e especialista em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Professora Substituta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro até 2008 (UFRJ) nas disciplinas de Didática da Matemática e Prática de Ensino (2008). Atuando desde 2003, como docente na Universidade Estácio de Sá nas licenciaturas de Matemática e Pedagogia, exerceu a função de gestora Nacional de Curso - Matemática e Pedagogia (Diretoria de Ensino-Graduação), 2018/2019. Atua como docente pesquisadora no Programa de Pós Graduação em Educação - UNESA. Participa de políticas públicas de formação de professores (Proletramento e Pnaic), no Programa de Avaliação do Livro Didático ? PNLD, Avaliações em Larga Escala (Prova Brasil, ANA e ENADE). Professora de matemática aposentada da educação básica das redes de educação municipal e estadual do Rio de Janeiro. É avaliadora do sistema SINAIS - BASis. A sua experiência está voltada para a área de Educação (Matemática) e Educação a Distância (formação de tutores), com ênfase no Ensino e Aprendizagem de Matemática e Formação Docente nos diferentes níveis de ensino. Com produção científica apresentada no Brasil e no exterior na linha de pesquisa das Representações Sociais e Retórica no contexto da Ciência Matemática, Escolarização em Matemática, Exames Nacionais e Formação de Professores. Integrante dos Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPQ: Cultura, Educação e Representações Sociais (CERES); Retórica e Argumentação na Pedagogia

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Publicado

2023-11-16

Cómo citar

Pereira, K. A., & Cabanas, M. I. C. (2023). En busca de la Representación Social de la enseñanza del Portugués en EJA: la disociación de la noción de enseñanza de la lengua materna. InterAção, 14(4), e84314. https://doi.org/10.5902/2357797584314