In search of the Social Representation of Portuguese teaching in EJA: the dissociation of the notion of mother language teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797584314

Keywords:

Youth and Adult Education, Reading, Portuguese Language, Social Representations

Abstract

We start from the characterization of the subjects of Youth and Adult Education and the object of study to describe the meaning of the Portuguese Language, as a curricular component, for these subjects, aiming to identify which Social Representations can be found in the teaching of this subject. This work aims to analyze the Social Representations of the meanings explained in the statements that are instituted by the educational activity and admitted in school education in Elementary Education at EJA. The study brought together the speeches of seventy-three students and two teachers selected through a bibliographical review, revisiting the speeches presented in Botelho, Oliveira and Ribeiro with the aim of understanding the Social Representations of the meanings presented by these speeches, established by the educational activity and admitted in school education. As an analysis method, we used the technique of analyzing argumentative schemes as proposed by Perelman and Olbrechts-Tyteca in Argumentation Theory. After analysis, it becomes possible to arrive at the social representation of our object of study: the teaching of the Portuguese language at EJA is reduced to the teaching of written language, being limited to normative grammar.

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Author Biographies

Kelfany Antonio Pereira, Universidade Estácio de Sá

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Estácio de Sá; Mestre em Educação (Universidade Estácio de Sá- 2022); Possui Pós-graduação lato sensu em Inspeção Escolar( Faculdade Iguaçu - 2023), Dificuldades de aprendizagem: prevenção e reeducação (Universidade do Estado do Rio de Janeiro -2012) e em Artes Cênicas (Universidade Estácio de Sá - 2010). Graduada em Pedagogia ( Universidade Cruzeiro do Sul - 2023), Letras- Português/ Literaturas (Universidade Estácio de Sá-2009) e em Letras - Português/ Espanhol (Universidade Estácio de Sá-2014).Cursou disciplina isolada no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - 2010). Atua como colaboradora do corpo editorial da Revista Educação e Cultura Contemporânea, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; Avaliadora ad-hoc de Pesquisa na Revista da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais PROPPG/UEMG e na Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana - REMHU do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM; no Conselho Editorial da Revista Científica do ITPAC como revisora. Docente efetiva na Fundação Municipal de Educação de Niterói, na Secretaria Municipal de Educação , Cultura, Inclusão e Ciências de Saquarema e psicopedagoga clínica e institucional em instituições privadas. Participa das Avaliações em Larga Escala (Prova Brasil, ANA, ENEM, SAEB e Prova Rio). Professora bolsista do CNPq no Programa Futuras Cientistas 2024. Com produção científica apresentada no Brasil e no exterior na linha das Representações Sociais e Retórica no contexto da Língua Portuguesa, Educação de Jovens e Adultos e Linguística. Desenvolve pesquisa na área de Educação e Cultura Contemporânea com ênfase na temática de Representações Sociais e Práticas Educativas.

Maria Inmaculada Chao Cabanas, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2017) na Linha de Pesquisa das Representações Sociais. Mestre em Educação (2007) na linha de pesquisa das Tecnologias da Informação e Comunicação. Graduada e especialista em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Professora Substituta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro até 2008 (UFRJ) nas disciplinas de Didática da Matemática e Prática de Ensino (2008). Atuando desde 2003, como docente na Universidade Estácio de Sá nas licenciaturas de Matemática e Pedagogia, exerceu a função de gestora Nacional de Curso - Matemática e Pedagogia (Diretoria de Ensino-Graduação), 2018/2019. Atua como docente pesquisadora no Programa de Pós Graduação em Educação - UNESA. Participa de políticas públicas de formação de professores (Proletramento e Pnaic), no Programa de Avaliação do Livro Didático ? PNLD, Avaliações em Larga Escala (Prova Brasil, ANA e ENADE). Professora de matemática aposentada da educação básica das redes de educação municipal e estadual do Rio de Janeiro. É avaliadora do sistema SINAIS - BASis. A sua experiência está voltada para a área de Educação (Matemática) e Educação a Distância (formação de tutores), com ênfase no Ensino e Aprendizagem de Matemática e Formação Docente nos diferentes níveis de ensino. Com produção científica apresentada no Brasil e no exterior na linha de pesquisa das Representações Sociais e Retórica no contexto da Ciência Matemática, Escolarização em Matemática, Exames Nacionais e Formação de Professores. Integrante dos Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPQ: Cultura, Educação e Representações Sociais (CERES); Retórica e Argumentação na Pedagogia

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Published

2023-11-16

How to Cite

Pereira, K. A., & Cabanas, M. I. C. (2023). In search of the Social Representation of Portuguese teaching in EJA: the dissociation of the notion of mother language teaching. InterAção, 14(4), e84314. https://doi.org/10.5902/2357797584314