Tecnologia social e a relação com o Programa Mulheres Mil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797590285

Palabras clave:

Mulheres Mil

Resumen

A presente pesquisa objetiva analisar a relação da tecnologia social (TS) com o Programa Mulheres Mil (PMM) elencando as similaridades com o conceito de TS e as contradições que os envolvem. Refere-se a uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, documental e descritivo. Os resultados apontam que o PMM precisa ser reformulado para ser uma TS, pois algumas ações e direcionamentos no início dessa iniciativa, como a participação ativa das mulheres na construção do projeto e a respectiva avaliação, se relacionaram sobremaneira com as características da TS, mas ainda necessitariam de ajustes para haver o envolvimento delas na criação plena do PMM. Por outro lado, ambos apresentam no conceito uma resposta a um problema social por meio da valorização do saber local, se relacionam com a economia solidária, com  autogestão, de baixo custo epodem ser replicáveis. Portanto, o PMM pode ser considerado um precursor para as tecnologias sociais pois utiliza de um tipo de formação profissional para disseminar conhecimento e posteriormente, esse conhecimento apreendido pelas mulheres em situação de vulnerabilidade social pode ser aplicado no desenvolvemimento de TS. Ou seja, na TS o processo é mais importante do que o artefato em si, com a democratização do viés tecnológico participativo de vários trabalhadores, ou seja, com as mulheres vulneráveis e a adaptação ao território onde vivem para reaplicar e ter autonomia com a TS apreendida.

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Biografía del autor/a

Roberta Rodrigues Ponciano, Instituto Federal de Goiás

Doutora em Educação e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. É Assistente em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Itumbiara. Atualmente desenvolve pesquisas na área de trabalho e educação sobretudo nos seguintes temas: tecnologia social, educação profissional, gênero, trabalho docente e tecnologias educacionais. É membro do grupo de pesquisa Núcleo local do Observatório do Mundo do Trabalho - Câmpus Itumbiara-GO. Participa de ações educativas voluntárias de formação do cidadão e tecnologia social.

Adriana Cristina Omena dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Titular na Universidade Federal de Uberlândia contemplada com bolsa produtividade em pesquisa junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui formação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Mestrado em Ciências da Comunicação (Comunicação e Política) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e Doutorado em Ciências da Comunicação (Comunicação e Tecnologias) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Realizou estágio pós-doutoral em Comunicação Pública no Institute for Science, Society and Policy (ISSP) da University of Ottawa (Canadá). Desde 2020 participa da coordenação do GT 18 -Ética, Libertad de Expresión y Derecho a la Comunicación junto à Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación ALAIC. Desde 2021 participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) com ações na pesquisa Technoscientific Issues in the Public Sphere (TIPS) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de Padova (Italia). Em junho de 2024 assumiu como editora geral da Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, editada pela ALAIC - Associação Latino-Americana de Pesquisadores da Comunicação. Atualmente é docente no curso de Jornalismo, faz parte do quadro de docentes do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação - PPGCE (mestrado profissional) e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED (mestrado e doutorado) todos na Universidade Federal de Uberlândia, além de ser editora geral da Revista Paradoxos (PPGCE) e líder do grupo de pesquisa CPCienTE - Interfaces em Comunicação Pública da Ciência, Tecnologias e Educação na mesma instituição. 

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Publicado

2025-06-20

Cómo citar

Ponciano, R. R., & Santos, A. C. O. dos. (2025). Tecnologia social e a relação com o Programa Mulheres Mil. InterAção, 16(1), e90285. https://doi.org/10.5902/2357797590285