Social technology and the relationship with the Thousand Women Program

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797590285

Keywords:

Professional training, Thousands of women, Social technology

Abstract

This research aims to analyze the relationship between social technology (ST) and the Thousand Women Program (PMM), listing the similarities with the concept of ST and the contradictions that surround them. It refers to a qualitative approach of a bibliographic, documentary and descriptive nature. The results indicate that the PMM needs to be reformulated to be a ST, as some actions and directions at the beginning of this initiative, such as the active participation of women in the construction of the project and its evaluation, were closely related to the characteristics of the ST, but still adjustments would need to be made to ensure their involvement in the full creation of the PMM. On the other hand, both present in concept a response to a social problem through the valorization of local knowledge, they are related to the solidarity economy, with self-management, low cost and can be reapplied. Therefore, the PMM can be considered a precursor to social technologies as it uses a type of professional training to disseminate knowledge and subsequently, this knowledge learned by women in situations of social vulnerability can be applied in the development of ST. In other words, in TS the process is more important than the artifact itself, with the democratization of the participatory technological bias of several workers, that is, with vulnerable women and the adaptation to the territory where they live to reapply and have autonomy with TS seized.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Roberta Rodrigues Ponciano, Instituto Federal de Goiás

Doutora em Educação e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. É Assistente em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Itumbiara. Atualmente desenvolve pesquisas na área de trabalho e educação sobretudo nos seguintes temas: tecnologia social, educação profissional, gênero, trabalho docente e tecnologias educacionais. É membro do grupo de pesquisa Núcleo local do Observatório do Mundo do Trabalho - Câmpus Itumbiara-GO. Participa de ações educativas voluntárias de formação do cidadão e tecnologia social.

Adriana Cristina Omena dos Santos, Federal University of Uberlândia

Professora Titular na Universidade Federal de Uberlândia contemplada com bolsa produtividade em pesquisa junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui formação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Mestrado em Ciências da Comunicação (Comunicação e Política) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e Doutorado em Ciências da Comunicação (Comunicação e Tecnologias) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Realizou estágio pós-doutoral em Comunicação Pública no Institute for Science, Society and Policy (ISSP) da University of Ottawa (Canadá). Desde 2020 participa da coordenação do GT 18 -Ética, Libertad de Expresión y Derecho a la Comunicación junto à Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación ALAIC. Desde 2021 participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) com ações na pesquisa Technoscientific Issues in the Public Sphere (TIPS) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de Padova (Italia). Em junho de 2024 assumiu como editora geral da Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, editada pela ALAIC - Associação Latino-Americana de Pesquisadores da Comunicação. Atualmente é docente no curso de Jornalismo, faz parte do quadro de docentes do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação - PPGCE (mestrado profissional) e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED (mestrado e doutorado) todos na Universidade Federal de Uberlândia, além de ser editora geral da Revista Paradoxos (PPGCE) e líder do grupo de pesquisa CPCienTE - Interfaces em Comunicação Pública da Ciência, Tecnologias e Educação na mesma instituição. 

References

ADAMS, Telmo; SCHOLZ, Robinson Henrique; CARGNIN, Tiago de Mello; HOSSEIN, Tatiana Spíndola. Tecnologia social e economia solidária: desafios educativos. Revista Diálogo, Canoas, n. 18, p. 13-35, 2011. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/101. Acesso em: 8 jul. 2022.

BRASIL Mulheres Mil – ministro destaca sucesso da experiência e anuncia expansão. 2012a. Disponível em: http://mulheresmil.mec.gov.br/central-de-noticias/1707-ministro-destaca-sucesso-da-experiencia-e-anuncia-expansao. Acesso em: 14 jun. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Programa Mulheres Mil ganha certificado em prêmio da Fundação BB. 2013. Disponível em: http://www3.ifmg.edu.br/site_campi/l/index.php/component/content/article/9ultimas-noticias/2967-programa-mulheres-mil-ganha-certificado-em-premio-da-fundacao-bb.html. Acesso em: 19 abr. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 1.015, de 21 de julho de 2011b. Programa Nacional Mulheres Mil: educação, cidadania e desenvolvimento sustentável. Diário Oficial da União, Brasília, jul. 2011b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8589-portaria1015-220711-pmm-pdf&category_slug=agosto-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 11 jul. 2018.

BRASIL. Projeto de Lei n. 111, de 24 de março de 2011d. Institui a Política Nacional de Tecnologia Social. Brasília: Senado Federal, 2011. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/sdleggetter/documento?dm=4068505&ts=1567530939630&disposition=inline. Acesso em: 1º jan. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Projeto do Campus Taguatinga Centro é reconhecido e certificado como Tecnologia Social. 2015a. Disponível em: https://www.ifb.edu.br/recantodasemas/9935-atividade-desenvolvida-no-ifb-e-premiada-com-a-certificacao-de-tecnologia-social-da-fundacao-banco-do-brasil. Acesso em: 21 set. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Oficina de Formação de Gestores do Programa Nacional Mulheres Mil. [s.d.]. Disponível em https://www.ifsp.edu.br/images/prx/MundodoTrabalho/Mulheres/MMil/MMil_Comunicacao_Disseminacao.pdf. Acesso em: 20 out. 2018.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Tecnologia Social. Brasília: MCTI, 2020. Disponível em: https://antigo.mctic.gov.br/mctic/opencms/ciencia/politica_nacional/_social/Tecnologia_Social.html. Acesso em: 1º jan. 2020.

BTS. Banco de Tecnologias Sociais. Mulheres Mil – certificada 2013. Disponível em: http://btslegado.fbb.org.br/tecnologiasocial/banco-de-tecnologiassociais/pesquisartecnologias/detalhar-tecnologia-191.htm. Acesso em: 5 ago. 2016

CORRÊA, Raquel Folmer. Tecnologias sociais e educação: possibilidades e limites de transformação de sentido. 270f. 2016. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174917?show=full. Acesso em: 1º jan. 2020

DAGNINO, Renato. Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas. Campina Grande: EDUEPB; Insular, 2014. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/7hbdt/pdf/dagnino-9788578793272.pdf. Acesso em: 20 set. 2016. DOI: https://doi.org/10.7476/9788578793272

E-SIC. Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão. Resposta de questionamento feito à chefia de gabinete da Setec/MEC. Brasília: e-SIC, 2019.

FBB. Fundação Banco do Brasil. Transformar realidades por meio das Tecnologias Sociais. 2013. Disponível em: https://transforma.fbb.org.br/sobre-nos. Acesso em: 1º jan. 2020.

FONSECA, Rodrigo; SERAFIM, Milena. A Tecnologia Social e seus arranjos institucionais. 2009. In: DAGNINO, Renato (Org.). Tecnologia Social: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas: Unicamp, 2009, p. 139-153.

IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Retrato das desigualdades de gênero e raça. Brasília, 2015. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/retrato/indicadores_chefia_familia.html. Acesso em: 1º jul. 2018.

ITS BRASIL. Conhecimento e Cidadania 1: Tecnologia Social. São Paulo: ITS. 2007. Disponível em: http://itsbrasil.org.br/conheca/publicacoes/cadernos/. Acesso em: 1º maio 2016.

ITS BRASIL. Tecnologia Social no Brasil: direito à ciência e ciência para a cidadania. São Paulo: ITS, 2004. Disponível em: http://itsbrasil.org.br/conheca/publicacoes/cadernos/. Acesso em: 1º maio 2016.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo. Boitempo, 2019

LIMA, Márcia Maria Tait; DAGNINO, Renato Peixoto; FONSECA, Rodrigo. Um enfoque tecnológico para inclusão social. Perspectivas em Políticas Públicas, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 117-119, jul./dez. 2008. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/976. Acesso em: 8 jul. 2022.

LOMBARDI, José Claudinei. Crise capitalista e educação brasileira. Uberlândia: Navegando Publicações, 2016. Disponível em: https://www.editoranavegando.com/copiatemas-em-educacao-1. Acesso em: 10 jul. 2019.

LOPES, Márcia Cecília Ramos; AFONSO, Lúcia Helena Rincón; CARNEIRO, Maria Esperança Fernandes; MESQUITA, Maria Cristina das Graças Dutra. A teoria de Marx no contexto de análise do Programa Mulheres Mil: buscando aproximações. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 10, p. 81813-81825, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/18826. Acesso em: 8 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-565

MARX, Karl. As teses sobre Feuerbach. 1845. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/marx/1845/tesfeuer.htm. Acesso em: 18 abr. 2017.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Centauro, 2004.

MARTINS, Luciane Patricio Barbosa. O que são tecnologias sociais? 2021. Disponível em: http://linktr.ee/tecnologiasocial.uff. Acesso em: 1º jun. 2021.

MÉSZÁROS, Istvan. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

RUTKOWSKI, Jacqueline. Rede de tecnologias sociais: pode a tecnologia proporcionar desenvolvimento social? In: LIANZA, Sidney; ADDOR, Felipe (Orgs.). Tecnologia e desenvolvimento social e solidário. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.

REIS, Luiz Fernando. Dívida pública, política econômica e o financiamento das Universidades Federais nos Governos Lula e Dilma (2003-2014). In: BATISTA, Eraldo Leme; ZANARDINI, Isaura Monica Souza (Orgs.). Políticas educacionais: desafios e perspectivas. Curitiba: CRV, 2019.

ROSO, Caetano Castro. Transformações na Educação CTS: uma proposta a partir do conceito de Tecnologia Social. 2017. 190 p. Tese (Doutorado) – Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187060. Acesso em: 2 fev. 2020.

ONU. Organização das Nações Unidas. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. [s.l.]: ONU, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 13 jul. 2022.

PONCIANO, Roberta Rodrigues. O mundo do trabalho e a qualificação profissional: análise das egressas do Programa Mulheres Mil, do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Campus Itumbiara. 2017. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18893. Acesso em: 8 jul. 2022.

PONCIANO, Roberta Rodrigues. A relação entre o Programa Mulheres Mil e a Tecnologia Social como uma estratégia de formação profissional. 2022. 172f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.

SANDRI, Simone. As formas e conteúdos da intervenção do empresariado na educação pública. 2019. In: BATISTA, Eraldo Leme; ZANARDINI, Isaura Monica Souza (Orgs.). Políticas educacionais desafios e perspectivas. Curitiba: CRV, 2019.

SANTOS, Maura Aparecida de Paula. Programa Mulheres Mil e o desenvolvimento comunitário: um estudo sob a ótica da tecnologia social. 2015. 132f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, 2015.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2016.

ZUCOLOTO, Graziela Ferrero; PEREIRA, Larissa de Souza. Tecnologias Sociais e economia solidaria: projetos certificados pela Fundação Banco do Brasil. Mercado de Trabalho, [s.l.], n. 63, p. 141-156, 2017. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8134. Acesso em: 9 ago. 2019.

Published

2025-06-20

How to Cite

Ponciano, R. R., & Santos, A. C. O. dos. (2025). Social technology and the relationship with the Thousand Women Program. InterAção, 16(1), e90285. https://doi.org/10.5902/2357797590285