Training and sustainability in the semi-arid region: setting up an agroforestry technical unit

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797590067

Keywords:

Social technology, Agroforestry, Semi-arid region, Food sovereignty

Abstract

The Floema project, developed by Engineers Without Borders - Natal branch, aims to promote agroecological and sustainable practices in rural communities in the semi-arid region of Rio Grande do Norte, with a focus on food security and climate resilience. The main objective is to set up an Agroforestry System Technical Demonstration Unit in the community of Catolé, in Lajes Pintadas/RN, integrating social technologies such as the use of biofertilizer from biogas and the use of wastewater, related to the Biodigestor and Fertile Sanitation projects respectively. The methodology adopted follows the principles of Popular Engineering, combining local knowledge with engineering and nutrition techniques. The two-year project (2024-2025) began with a socio-economic, environmental and nutritional diagnosis, followed by biochemical analyses of the soil, biofertilizer and reuse water. The training workshops include environmental education, agroforestry and nutritional practices, carried out with the local community. So far, challenges such as water scarcity and a lack of skilled labor have been identified, limiting the adoption of more complex practices. However, the proposed training courses aim to enable farmers to overcome these barriers and promote greater sustainability. The project is an opportunity to improve agricultural and livestock production, as well as raising the quality of life and food security of the families involved.

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Author Biographies

Sandra Rufino, Federal University of Rio Grande do Norte

Educadora, pesquisadora e professora bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2. Possui pós-doutorado em Extensão Universitária e Engenharia Engajada pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e pós-doutorado em Tecnologias Sociais pela Université Catholique de Louvain (UCL), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e graduação pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP). É professora do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde 2010, e compõe o grupo de pesquisa interinstitucional (UFRJ/UFRN/ITA/UFOP) que estuda Engenharias Engajadas. É membro: do Comitê Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social (CENIS/RN); do Laboratório de Cidadania e Tecnologia Social (LabCTS-ITA); da Rede de Professores do Instituto de Cidadania Empresarial (Academia ICE); da Rede de Engenharia Popular Oswaldo Sevá (REPOS). Integra a Associação Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social (ABEPETS) e é também conselheira dos Engenheiros Sem Fronteiras - ESF Brasil e orientadora ESF Natal. Nas atividades ADMINISTRATIVAS da instituição é membro do colegiado e do núcleo docente estruturante do curso e compõe o comitê de graduação na pró-reitoria. Já integrou a Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Programas de Ensino da UFRN, e o comitê de extensão da UFRN, foi coordenadora do curso de Engenharia de Produção e assessora acadêmica do Centro de Tecnologia. Nas atividades PROFISSIONAIS destaca-se sua atuação como coordenadora do projeto nacional para fortalecimento dos complexos cooperativos, cadeias produtivas e cooperativas de produção da UNISOL, financiado com recursos do SEBRAE, com impacto em mais de 100 organizações. Nesse âmbito, assessorou, ainda, os empreendimentos vinculados à incubadora tecnológica de empresas INCULTEC. No ENSINO são 29 anos de experiência ministrando para os cursos de engenharias, administração e sistemas de informação. Na PESQUISA e EXTENSÃO atua nas áreas de Engenharia de Produção com ênfase em Gestão da Produção, Engenharia da Sustentabilidade e Educação em Engenharia. Trabalhando, no momento, com os seguintes temas: Extensão Universitária e Engenharias Engajadas; Educação em Engenharia e Metodologias Ativas; Economia Solidária, Tecnologia e Inovação Social; Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto Socioambiental; Gestão da Produção e Pensamento Enxuto (Lean for Hope, Manufacturing, Office, Construction, Healthcare).

Amanda Letícia Bezerra de Oliveira, Federal University of Rio Grande do Norte

Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com atuação em pesquisa e extensão voltadas para sustentabilidade e segurança alimentar. Atua em projeto de extensão em agricultura agroflorestal pela incubadora de tecnologias sociais Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Natal.

Priscila Olivia de Oliveira Dias, Federal University of Rio Grande do Norte

Graduanda em Engenharia Agronômica pela UFRN, com experiência em pesquisa sobre sementes agrícolas e florestais no Laboratório de Tecnologias em Sementes e sobre sementes crioulas no Laboratório de Estudos Rurais. Atua em projeto de extensão em agricultura agroflorestal pela incubadora de tecnologias sociais Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Natal.

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Published

2025-03-31

How to Cite

Rufino, S., Oliveira, A. L. B. de, & Dias, P. O. de O. (2025). Training and sustainability in the semi-arid region: setting up an agroforestry technical unit. InterAção, 16(1), e90067. https://doi.org/10.5902/2357797590067