Apresentação

Authors

Keywords:

Leo Strauss, Filosofia, Pol´ítica, Racionalidade, Niilismo

Abstract

Leo Strauss, figura central da filosofia política do século XX, deixou um legado de textos que desafiam e inspiram estudiosos de diversas áreas. Sua obra, caracterizada por uma crítica à modernidade e por um vigoroso retorno aos clássicos da filosofia política, continua a instigar debates e a fomentar novas pesquisas. Destacam-se suas interpretações rigorosas de autores canônicos da história da filosofia política e os problemas que abordou, como a tensa relação entre filosofia e sociedade, a escrita esotérica dos filósofos, o niilismo, o positivismo, o historicismo e sua conexão com a crise da modernidade, além do problema teológico-político e da relação entre racionalidade e política. Seus textos, repletos de reflexões profundas e originais, ironias e um senso de humor sutil, muitas vezes ocultos em comentários aparentemente apenas exegéticos, permanecem desafiadores e férteis para novas leituras.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jean Gabriel Castro da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

É professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ciência Política (USP, 2005), doutorado em Ciência Política (USP, 2010) e pós-doutorado em Filosofia (Brown University, 2016). É membro do Núcleo de Estudos do Pensamento Político (NEPP) da UFSC. Tem experiência na área de Ciência Política, atuando principalmente com os seguintes temas: republicanismo e teoria democrática. Também tem se dedicado, nos últimos anos, à pesquisa em torno das obras de Maquiavel, Nietzsche e Leo Strauss.

Published

2024-12-31

How to Cite

Costa, J. G. C. da. (2024). Apresentação. Revista InterAção, 15(4), e90003. Retrieved from https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90003