Pedagogia Feminista Negra como confronto ao epistemicídio: novos territórios de conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5902/2357797588424Palavras-chave:
Pedagogia Feminista Negra, Confronto ao epistemicídio, Emancipação do conhecimento, Teoria crítica educacionalResumo
Este artigo investiga o papel da Pedagogia Feminista Negra como uma forma de confronto ao epistemicídio, explorando novos territórios de conhecimento. Através de uma análise crítica de clássicos de pensamento feminista negro e sua contribuição para a educação, examina-se como essa abordagem pedagógica desafia a marginalização e apagamento dos saberes produzidos por mulheres negras. Partindo de uma revisão bibliográfica e análise teórica, o estudo destaca a importância da Pedagogia Feminista Negra na promoção de uma educação emancipadora e humanizada, que valoriza e respeita as experiências e contribuições das mulheres negras na construção do conhecimento científico. Ao reconhecer o epistemicídio como uma forma de violência epistêmica, o artigo propõe a Pedagogia Feminista Negra como uma ferramenta para a construção de novos paradigmas educacionais, capazes de ampliar e diversificar os horizontes do conhecimento.
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