Mulheres negras professoras: uma análise interseccional de raça e gênero no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2357797588407Palavras-chave:
Mulheres negras, Docência, TrabalhoResumo
A intencionalidade deste trabalho é discutir a situação das mulheres negras no mercado de trabalho, com ênfase na docência, e abordar os aspectos históricos, políticos e culturais que influenciam essa realidade. O objetivo é evidenciar como a combinação de racismo e sexismo perpetua violências silenciosas e contribui para a desigualdade de acesso a posições mais intelectualizadas, confrontando dados estatísticos educacionais e ocupacionais com a perspectiva de autores como Lilia Moritz Schwarcz (1993), Maria Muller (2003; 2008), Jerry Dávila (2006) e Sueli Carneiro (2023). Utiliza-se a interseccionalidade como ferramenta teórico-metodológica para analisar a condição das mulheres negras no mundo do trabalho, com foco na docência. Problematizar a trajetória escolar e profissional das mulheres negras permite desmistificar e desnaturalizar conceitos e práticas enraizados em contextos de injustiça social, promovendo uma reflexão mais profunda sobre as dinâmicas de poder e dominação que as afetam.
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