Entrevista com Eudes Fernando Leite

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797584604

Palavras-chave:

Brasil, Extrema Direita, Europa, Estados Unidos, Camisas-verdes

Resumo

É muito difícil não identificar relações, diálogos, importações de ideias e práticas entre aqueles movimentos de direita e extrema direita ocorridos na Europa e nos Estados Unidos, em direção ao Brasil e a outros países latino-americanos. Para o caso brasileiro, cabe lembrar, a título de exemplo, o caso dos camisas-verdes, movimento de inspiração fascista que teve impacto no Brasil e mobilizou intelectuais e políticos em torno de uma perspectiva autoritária, de viés racista, além de outras concepções marcantes nesse tipo de compreensão de mundo, geradoras de propostas políticas elitistas e violentas. Não se pode esquecer ainda que em um mundo cada vez mais conectado, a circulação de ideias e contatos pessoais se intensificaram de forma rápida e impactante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eudes Fernando Leite, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1990), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é professor-titular na Universidade Federal da Grande Dourados, instituição em que atua na graduação e na pós-graduação em História. Realizou Estágio de pós-doutorado na UFRJ (2010). Fez parte da Diretoria da Associação Nacional de História (ANPUH- Brasil), no biênio 2010-2012. Integrou a Diretoria da Associação Brasileira de História Oral (ABHO), no mandato 2016-2018. É membro da Rede Rede CO3 (Rede Centro-Oeste de Pesquisa e Ensino em Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história, pantanal, fronteiras, história oral, memória, história cultural, história e literatura.

José Renato Ferraz da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

É Professor Associado III do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desde 2009. Doutorado em Ciências Sociais (Política) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Mestrado em Ciências Sociais (Política) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Graduação em andamento no curso de História na Universidade Luterana do Brasil. Graduação incompleta no curso de Filosofia na Universidade de São Paulo. Coordenador do curso de Relações Internacionais - de 2012-2018 - da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Teoria, Arte e Política (GTAP). Líder do Grupo de Estudos Oswaldo Aranha (GEOA). Colunista digital do Diário de Santa Maria. Participante do Programa Sala de Debate da Tv Diário e Rádio CDN. Articulista do Blog Obvious. Articulista do espaço Reflexões docentes da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculada ao ANDES-SN. Editor chefe da Revista InterAção - Revista de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (ISSN 2357- 7975) Parecerista ad hoc da Revista Aurora, Revista de Ciências do Estado, revista Lua Nova, revista Drama em Foco. Membro do grupo de estudos avançados sobre Paz e Conflitos Internacionais (GEAPCI) Representante do Conselho editorial da Editora da UFSM (2017-2021) Membro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED). Sócio pleno da Associação Profissional de Relações Internacionais (ABRI). Membro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Membro efetivo da World Academy of Human Sciences. Membro da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências - Alpas 21. Autor de seis livros (A tragédia da política em Ricardo III, A tragédia da política em Ricardo II, Sob o Signo da Fênix, Sob o Signo das Valquírias, Sob o signo das Fúrias, Flora). Organizador da obra A Tragédia da política (Relações Internacionais). Embaixador honorário de São Paulo - Brasil - referendando pela Organização das Nações Unidas e pela Comissão Europeia. Linhas de pesquisa: História inglesa. História das Relações Internacionais moderna e contemporânea. Arte e Política.

George Leonardo Seabra Coelho, Federal University of Tocantins

Possui graduação - Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Goiás (2006), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2010) e doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (2015). Fez estágio pós-doutoral em História na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e na Universidade Federal de Goiás (UFG) . Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do Tocantins no curso de Licenciatura em História da UFT-Porto Nacional e pertence ao quadro permanente do PPGHispam. Tem experiência na área fotográfica, Literatura e História, com ênfase em História do Brasil e Literatura atuando principalmente nos seguintes temas: discurso e poder, literatura modernista, projetos de integração, meio ambiente e reforma agrária. Também desenvolve pesquisa abordando as relações entre Mídias, tecnologias e História.

Downloads

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Leite, E. F., Silveira, J. R. F. da, & Coelho, G. L. S. (2023). Entrevista com Eudes Fernando Leite. Revista InterAção, 14(3), e84604. https://doi.org/10.5902/2357797584604

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >>