Em busca da Representação Social do ensino da Língua Portuguesa na EJA: a dissociação de noção do ensino da língua materna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797584314

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Leitura, Língua Portuguesa, Representações Sociais

Resumo

Partimos da caracterização dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos e do objeto de estudo para descrever qual o significado da Língua Portuguesa, como um componente curricular, para esses sujeitos ambicionando identificar quais Representações Sociais podem ser encontradas diante do ensino desta disciplina. Este trabalho tem como objetivo realizar a análise das Representações Sociais dos significados explicitados nas falas que são instituídas pela atividade educativa e admitidas na educação escolar no Ensino Fundamental da EJA. O estudo reuniu as falas de setenta e três alunos e dois professores selecionadas através de revisão bibliográfica, revisitando os discursos apresentados em Botelho, Oliveira e Ribeiro com o objetivo de compreender as Representações Sociais dos significados apresentados por essas falas, instituídas pela atividade educativa e admitidas na educação escolar. Como método de análise, utilizamos a técnica de análise dos esquemas argumentativos como proposto por Perelman e Olbrechts-Tyteca na Teoria da Argumentação. Após análise, se torna possível chegar à representação social do nosso objeto de estudo: o ensino da Língua Portuguesa na EJA é reduzido ao ensino da língua escrita, ficando limitado à gramática normativa.

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Biografia do Autor

Kelfany Antonio Pereira, Universidade Estácio de Sá

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Estácio de Sá; Mestre em Educação (Universidade Estácio de Sá- 2022); Possui Pós-graduação lato sensu em Inspeção Escolar( Faculdade Iguaçu - 2023), Dificuldades de aprendizagem: prevenção e reeducação (Universidade do Estado do Rio de Janeiro -2012) e em Artes Cênicas (Universidade Estácio de Sá - 2010). Graduada em Pedagogia ( Universidade Cruzeiro do Sul - 2023), Letras- Português/ Literaturas (Universidade Estácio de Sá-2009) e em Letras - Português/ Espanhol (Universidade Estácio de Sá-2014).Cursou disciplina isolada no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - 2010). Atua como colaboradora do corpo editorial da Revista Educação e Cultura Contemporânea, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; Avaliadora ad-hoc de Pesquisa na Revista da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais PROPPG/UEMG e na Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana - REMHU do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM; no Conselho Editorial da Revista Científica do ITPAC como revisora. Docente efetiva na Fundação Municipal de Educação de Niterói, na Secretaria Municipal de Educação , Cultura, Inclusão e Ciências de Saquarema e psicopedagoga clínica e institucional em instituições privadas. Participa das Avaliações em Larga Escala (Prova Brasil, ANA, ENEM, SAEB e Prova Rio). Professora bolsista do CNPq no Programa Futuras Cientistas 2024. Com produção científica apresentada no Brasil e no exterior na linha das Representações Sociais e Retórica no contexto da Língua Portuguesa, Educação de Jovens e Adultos e Linguística. Desenvolve pesquisa na área de Educação e Cultura Contemporânea com ênfase na temática de Representações Sociais e Práticas Educativas.

Maria Inmaculada Chao Cabanas, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2017) na Linha de Pesquisa das Representações Sociais. Mestre em Educação (2007) na linha de pesquisa das Tecnologias da Informação e Comunicação. Graduada e especialista em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Professora Substituta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro até 2008 (UFRJ) nas disciplinas de Didática da Matemática e Prática de Ensino (2008). Atuando desde 2003, como docente na Universidade Estácio de Sá nas licenciaturas de Matemática e Pedagogia, exerceu a função de gestora Nacional de Curso - Matemática e Pedagogia (Diretoria de Ensino-Graduação), 2018/2019. Atua como docente pesquisadora no Programa de Pós Graduação em Educação - UNESA. Participa de políticas públicas de formação de professores (Proletramento e Pnaic), no Programa de Avaliação do Livro Didático ? PNLD, Avaliações em Larga Escala (Prova Brasil, ANA e ENADE). Professora de matemática aposentada da educação básica das redes de educação municipal e estadual do Rio de Janeiro. É avaliadora do sistema SINAIS - BASis. A sua experiência está voltada para a área de Educação (Matemática) e Educação a Distância (formação de tutores), com ênfase no Ensino e Aprendizagem de Matemática e Formação Docente nos diferentes níveis de ensino. Com produção científica apresentada no Brasil e no exterior na linha de pesquisa das Representações Sociais e Retórica no contexto da Ciência Matemática, Escolarização em Matemática, Exames Nacionais e Formação de Professores. Integrante dos Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPQ: Cultura, Educação e Representações Sociais (CERES); Retórica e Argumentação na Pedagogia

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Publicado

2023-11-16

Como Citar

Pereira, K. A., & Cabanas, M. I. C. (2023). Em busca da Representação Social do ensino da Língua Portuguesa na EJA: a dissociação de noção do ensino da língua materna. Revista InterAção, 14(4), e84314. https://doi.org/10.5902/2357797584314