Em busca da Representação Social do ensino da Língua Portuguesa na EJA: a dissociação de noção do ensino da língua materna
DOI:
https://doi.org/10.5902/2357797584314Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Leitura, Língua Portuguesa, Representações SociaisResumo
Partimos da caracterização dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos e do objeto de estudo para descrever qual o significado da Língua Portuguesa, como um componente curricular, para esses sujeitos ambicionando identificar quais Representações Sociais podem ser encontradas diante do ensino desta disciplina. Este trabalho tem como objetivo realizar a análise das Representações Sociais dos significados explicitados nas falas que são instituídas pela atividade educativa e admitidas na educação escolar no Ensino Fundamental da EJA. O estudo reuniu as falas de setenta e três alunos e dois professores selecionadas através de revisão bibliográfica, revisitando os discursos apresentados em Botelho, Oliveira e Ribeiro com o objetivo de compreender as Representações Sociais dos significados apresentados por essas falas, instituídas pela atividade educativa e admitidas na educação escolar. Como método de análise, utilizamos a técnica de análise dos esquemas argumentativos como proposto por Perelman e Olbrechts-Tyteca na Teoria da Argumentação. Após análise, se torna possível chegar à representação social do nosso objeto de estudo: o ensino da Língua Portuguesa na EJA é reduzido ao ensino da língua escrita, ficando limitado à gramática normativa.
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