Apresentação

Autores

Resumo

Nesta breve, provocante e sardônica apresentação – para a Revista InterAção -promovemos algumas reflexões que originaram, motivaram a escolha por este dossiê temático e referencial ao Brasil dos últimos tempos.

De fato, entre 2016-2023. notamos o aspecto destrutivo do fazer político que impõem forças disruptivas. Concluímos que tais cenários são tipos ideais negativos que agem de forma antirrepublicana, antidemocrática e antipopular, em contorno ou flagrante violação ao Estado de Direito Democrático.

Por incrível que pareça, o século XXI vem nos contando uma série de enganações sistemáticas/sistêmicas, com o intuito de criar a desinformação, desviar o foco dos problemas reais e gerar temor e caos. O modus operandi combina, faz um mix de técnicas e instrumentos do passado com verdadeiras viagens no tempo. Cria-se, de certo modo, um pavor do futuro, uma vivência como experiência surreal na vida de todos nós.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinício Carrilho Martinez, Federal University of São Carlos

Professor Associado IV (Dr.) do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos. Pós-Doutor em Ciência Política e em Educação - UNESP/Marília. Possui graduação em Direito (1988) e em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1989); mestrado em Programa de Pós-Graduação em Direito pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (2005); mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996); doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - FEUSP (2001) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP-Marília (2010); Pós-Doutorado em Educação, desenvolvido junto ao Departamento de Administração e Supervisão Escolar da UNESP, Campus de Marília; Pós-doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista/Marília . Foi professor colaborador do programa de Pós-graduação em Ciências Sociais - UNESP/Marília (2005-2006) e professor de programa de mestrado em Direito. Atuou como coordenador do curso de Pedagogia (2019-2020) do Departamento de Educação da UFSCar, onde é docente. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da mesma instituição (2020-2022). Tem experiência principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, Educação e Sociedade, Ciências Políticas e Teorias do Estado.

George Leonardo Seabra Coelho, Federal University of Tocantins

Possui graduação - Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Goiás (2006), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2010) e doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (2015). Fez estágio pós-doutoral em História na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e na Universidade Federal de Goiás (UFG) . Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do Tocantins no curso de Licenciatura em História da UFT-Porto Nacional e pertence ao quadro permanente do PPGHispam. Tem experiência na área fotográfica, Literatura e História, com ênfase em História do Brasil e Literatura atuando principalmente nos seguintes temas: discurso e poder, literatura modernista, projetos de integração, meio ambiente e reforma agrária. Também desenvolve pesquisa abordando as relações entre Mídias, tecnologias e História.

Downloads

Publicado

2023-07-28

Como Citar

Martinez, V. C., & Coelho, G. L. S. (2023). Apresentação. Revista InterAção, 14(3). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/84312

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>