Apresentação

Autores/as

Resumen

Nesta breve, provocante e sardônica apresentação – para a Revista InterAção -promovemos algumas reflexões que originaram, motivaram a escolha por este dossiê temático e referencial ao Brasil dos últimos tempos.

De fato, entre 2016-2023. notamos o aspecto destrutivo do fazer político que impõem forças disruptivas. Concluímos que tais cenários são tipos ideais negativos que agem de forma antirrepublicana, antidemocrática e antipopular, em contorno ou flagrante violação ao Estado de Direito Democrático.

Por incrível que pareça, o século XXI vem nos contando uma série de enganações sistemáticas/sistêmicas, com o intuito de criar a desinformação, desviar o foco dos problemas reais e gerar temor e caos. O modus operandi combina, faz um mix de técnicas e instrumentos do passado com verdadeiras viagens no tempo. Cria-se, de certo modo, um pavor do futuro, uma vivência como experiência surreal na vida de todos nós.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vinício Carrilho Martinez, Universidade Federal de São Carlos

Professor Associado IV (Dr.) do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos. Pós-Doutor em Ciência Política e em Educação - UNESP/Marília. Possui graduação em Direito (1988) e em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1989); mestrado em Programa de Pós-Graduação em Direito pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (2005); mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996); doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - FEUSP (2001) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP-Marília (2010); Pós-Doutorado em Educação, desenvolvido junto ao Departamento de Administração e Supervisão Escolar da UNESP, Campus de Marília; Pós-doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista/Marília . Foi professor colaborador do programa de Pós-graduação em Ciências Sociais - UNESP/Marília (2005-2006) e professor de programa de mestrado em Direito. Atuou como coordenador do curso de Pedagogia (2019-2020) do Departamento de Educação da UFSCar, onde é docente. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da mesma instituição (2020-2022). Tem experiência principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, Educação e Sociedade, Ciências Políticas e Teorias do Estado.

George Leonardo Seabra Coelho, Federal University of Tocantins

Possui graduação - Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Goiás (2006), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2010) e doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (2015). Fez estágio pós-doutoral em História na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e na Universidade Federal de Goiás (UFG) . Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do Tocantins no curso de Licenciatura em História da UFT-Porto Nacional e pertence ao quadro permanente do PPGHispam. Tem experiência na área fotográfica, Literatura e História, com ênfase em História do Brasil e Literatura atuando principalmente nos seguintes temas: discurso e poder, literatura modernista, projetos de integração, meio ambiente e reforma agrária. Também desenvolve pesquisa abordando as relações entre Mídias, tecnologias e História.

Publicado

2023-07-28

Cómo citar

Martinez, V. C., & Coelho, G. L. S. (2023). Apresentação. Revista InterAção, 14(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/84312

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>