Impacto do Pronatec Prisional na trajetória de vida de apenados do Presídio Estadual de Júlio de Castilhos, RS, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797538057

Palavras-chave:

Pronatec, Prisional, Educação profissional, Remição da pena, Ressocialização

Resumo

A assistência educacional para indivíduos privados de liberdade é um dos direitos garantidos constitucionalmente e regrados pela Lei de Execução Penal, que viabiliza a remição de pena e, sobretudo, define condições para a ressocialização. O presente estudo propõe analisar a realidade de um grupo de apenados do Presídio Estadual de Júlio de Castilhos – Pejuli que concluíram cursos do Pronatec Prisional e assim, obter subsídios para averiguar se a ação foi exitosa e se de fato colaborou para a formação e ressocialização destes egressos. A investigação partiu de um estudo de caso, assente numa metodologia quali-quantitativa, e recorreu a entrevistas e aplicação de questionários, retratando o ponto-de-vista dos vários sujeitos envolvidos. Da referida investigação foi possível verificar o impacto das ações realizadas, detectar alguns pontos a serem aprimorados e concluir que as políticas públicas vinculadas à educação em ambientes prisionais são, de fato, imprescindíveis, para que indivíduos privados de liberdade estejam preparados para um recomeço em sociedade.

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Biografia do Autor

Maria Lucia Viana Cardoso, Instituto Federal de Educação

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2003) e especialização em Direito Processual pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008). Mestra em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (2018). Atua na Pró-Reitoria de Extensão da Reitoria do Instituto Federal Farroupilha, em Santa Maria/RS, na função de Coordenadora de Relações Institucionais, desde 2010.

Paulo Delgado, Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

Unidade Técnico Científica das Ciências da Educação

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Publicado

2019-07-07

Como Citar

Cardoso, M. L. V., & Delgado, P. (2019). Impacto do Pronatec Prisional na trajetória de vida de apenados do Presídio Estadual de Júlio de Castilhos, RS, Brasil. Revista InterAção, 10(1), 105–119. https://doi.org/10.5902/2357797538057

Edição

Seção

Artigos