DEMOCRACIA, CIDADANIA E POLÍTICA: defesas democráticas e formas disruptivas da democracia
Com ascensão de Partidos e políticos ligados à extrema direita ao poder institucional em diversos países (EUA, Hungria, Turquia, Brasil, Itália), incontáveis formas de ataques violentos contra à Democracia ocorreram. Todavia, diante da ascensão do Fascismo pós-moderno e de todas as formas antigas ou modernas de disrupção da própria Democracia e dos Direitos Humanos Fundamentais, a primeira questão que se coloca no cenário institucional, social, político e jurídico, diz respeito ao enfrentamento das forças e formas disruptivas, bem como a salvaguarda das institucionalidades democráticas (seu reconhecimento e validação) e o avanço em torno do amadurecimento e do aprofundamento democrático. Neste caso, duas linhas simbolizam bem a alternância das formas de defesa e de avanço democrático: Democracia Defensiva & Democracia Militante. Em todo caso, é preciso ter muito claro que a Luta Pelo Direito (IHERING, 2002) no âmbito do Estado de Direito Democrático é inclusiva, expansiva, extensiva dos direitos, das garantias e das liberdades. Com base nessa premissa, este Dossiê temático pretende ser um espaço para estudos que apontem as táticas e/ou estratégias de resistência ao embargo da Política, da democracia, do espaço público libertário e responsável, ético, voltado à práxis republicana.
Receberemos artigos até o dia 22 de maio de 2023
Editores convidados:
Prof. Dr. Vinício Carrilho Martinez é Professor Associado da UFSCar e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS/UFSCar), tendo sido coordenador do PPGCTS no biênio 2020-2022. Pós-Doutor em Educação, Ciência Política e em Direito, Doutor em Educação e em Ciências Sociais, Mestre em Direito e em Educação, Bacharel em Direito e em Ciências Sociais. Líder do Grupo de Pesquisas “Sociedade e Educação” (CNPq) e dos projetos de cursos de extensão constituídos em módulo digital desde 2020.
ORCID: 0000-0002-0593-0544
Lattes: 7916014556126573
E-mail: vinicio@ufscar.br
Prof. Dr. George Leonardo Seabra Coelho é doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (2015) e Pós-doutor pela Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (2017). Professor Adjunto do curso de História da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas (PPGhispam). Líder do Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e História (MITECHIS).
ORCID: 0000-0002-3166-4008
Lattes: 8547171534862098
E-mail: george.coelho@hotmail.com