A educação ambiental no cotidiano escolar: problematizando os espaçostempos de formação como processos de criação

Autores

  • Rosinei Ronconi Vieiras UFES/IFES
  • Martha Tristão UFES (Universidade Federal do Espírito Santo)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644416129

Palavras-chave:

Educação ambiental, Cotidiano escolar, Processos formativos.

Resumo

Tem como foco a educação ambiental produzida/tecida no cotidiano escolar. Apresenta, como um dos objetivos principais, a problematização do processo formativo da educação ambiental e das práticas realizadas pelos sujeitos do cotidiano escolar. Envolve-se metodologicamente com a proposta da cartografia e pressupostos do cotidiano, buscando acompanhar e compreender as narrativas e práticas presentes em duas escolas públicas no noroeste do Espírito Santo. Acreditando que toda pesquisa também é uma aposta política, este estudo se envereda pelo reconhecimento de que, na complexidade cotidiana escolar, estão presentes práticas ambientais que podem ser potencializadas e potencializar novas formas de ser e estar no mundo. Considera não ser interessante realizar prescrições sobre formas de atuação em determinada realidade, mas sim, imprescindível e urgente repensar e potencializar os processos formativos com os sujeitos envolvidos.

Biografia do Autor

Rosinei Ronconi Vieiras, UFES/IFES

Professor do Instituto Federal do Espírito Santo e doutorando do Prograama de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Martha Tristão, UFES (Universidade Federal do Espírito Santo)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001). Concluiu estágio de pós-doutorado na University of Regina, Saskatchewan, Canadá. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Espírito Santo e atua na graduação, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e na Pós-graduação, nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental (NIPEEA) no Centro de Educação da UFES.

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Publicado

2016-02-25

Como Citar

Vieiras, R. R., & Tristão, M. (2016). A educação ambiental no cotidiano escolar: problematizando os espaçostempos de formação como processos de criação. Educação, 1(1), 159–170. https://doi.org/10.5902/1984644416129

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua