Revisão como simplificação

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2763938X92202

Parole chiave:

Simplificação, Revisão, Compreensão

Abstract

Este trabalho apresenta recorte de pesquisa de doutorado, inserida nos estudos de Acessibilidade Textual e Terminológica. Busca a união da experiência docente com a pesquisa acadêmica, por meio da investigação da leitura e da compreensão de materiais adaptados para um público jovem, com doze anos ou mais. O foco é a publicação digital Aprendendo sobre vírus e vacinas, da Editora da UFCSPA. A perspectiva do estudo entende que a revisão do texto original é uma das premissas da simplificação textual. Ao revisar com objetivo de simplificar, são destacados elementos como vocabulário, sintaxe, semântica e ordenação das frases, etc. A partir daí, é possível reescrever um texto de maneira clara e objetiva, contribuindo para Acessibilidade Textual e Terminológica. O recorte apresentado aqui consiste em analisar trechos do corpus de estudo, com auxílio da ferramenta MedSimples, desenvolvida em meio às atividades do grupo de pesquisa em Acessibilidade Textual e Terminológica da UFRGS. A ferramenta funciona como um gerador de sugestões de reescritas. Como os resultados mostraram que há muitos termos e palavras difíceis nas explicações presentes no texto, o que sugere que os jovens possam ter possíveis dificuldades na compreensão, foram sugeridas simplificações textuais.

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Biografia autore

Bruna Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Estudos da Linguagem pelo PPG-Letras/UFRGS. Mestre em Estudos da Linguagem, na linha de pesquisa Lexicografia, Terminologia e Tradução: Relações Textuais, pelo PPG-Letras/UFRGS, como bolsista CAPES. Pós-Graduada em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Barão de Mauá (São José do Rio Preto - SP). Graduada em Letras - Licenciatura (Português/Literatura Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

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Pubblicato

2025-12-23

Come citare

Silva, B. R. da. (2025). Revisão como simplificação. Gutenberg - Revista De Produção Editorial, 5, e92202. https://doi.org/10.5902/2763938X92202