Revisão como simplificação
DOI :
https://doi.org/10.5902/2763938X92202Mots-clés :
Simplificação, Revisão, CompreensãoRésumé
Este trabalho apresenta recorte de pesquisa de doutorado, inserida nos estudos de Acessibilidade Textual e Terminológica. Busca a união da experiência docente com a pesquisa acadêmica, por meio da investigação da leitura e da compreensão de materiais adaptados para um público jovem, com doze anos ou mais. O foco é a publicação digital Aprendendo sobre vírus e vacinas, da Editora da UFCSPA. A perspectiva do estudo entende que a revisão do texto original é uma das premissas da simplificação textual. Ao revisar com objetivo de simplificar, são destacados elementos como vocabulário, sintaxe, semântica e ordenação das frases, etc. A partir daí, é possível reescrever um texto de maneira clara e objetiva, contribuindo para Acessibilidade Textual e Terminológica. O recorte apresentado aqui consiste em analisar trechos do corpus de estudo, com auxílio da ferramenta MedSimples, desenvolvida em meio às atividades do grupo de pesquisa em Acessibilidade Textual e Terminológica da UFRGS. A ferramenta funciona como um gerador de sugestões de reescritas. Como os resultados mostraram que há muitos termos e palavras difíceis nas explicações presentes no texto, o que sugere que os jovens possam ter possíveis dificuldades na compreensão, foram sugeridas simplificações textuais.
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