O livro para criança: Bem cultural simbólico e/ou produto mercadológico

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2763938X85593

Mots-clés :

Livro, criança, infância, Livro para criança

Résumé

Este artigo discute sobre o objeto livro para crianças, em uma perspectiva conceitual que percorre do universal para o particular – livro, livro para criança; além de trazer um breve olhar sobre criança e infância nesse universo. Tais discussões ocorrem no âmbito filosófico, poético, histórico e cultural por meio de estudo bibliográfico; provocando reflexões acerca da dialética entre livro como bem cultural simbólico e produto mercadológico. Sendo o livro para criança discutido na estrutura texto/imagem, um objeto, oriundo do trabalho de criação, edição, produção e publicação, que materializa-se por meio da leitura, do encontro entre autor e leitor, das artes que se apresentam.

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Cristiane Pereira Moreira, Universidade Federal do Oeste do Pará

CRISTIANE PEREIRA MOREIRA, Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Letras da UFOPA, Especialista em Gênero do Discurso e Ensino da Língua Portuguesa pela ULBRA (2008), Graduada em Letras – Língua Portuguesa (2005). Já atuou como Coordenadora de Qualificação Profissional, Coordenação Pedagógica, Professora da Educação Básica e do Ensino Superior. Atualmente realiza atividades de consultoria educacional e formadora de profissionais da educação.

Zair Henrique Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Pará (1997, Mestrado em Letras: Linguística e Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (2006) e Doutorado em Educação, na Área de Concentração: Ensino e Práticas Culturais pela Universidade Estadual de Campinas (2016). É professor titular da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia; Coordenador do Mestrado profissionalizante em letras/ Profletras e membro do Mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação PPGE/Ufopa atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita; literatura de expressão Amazônica; imaginário popular; Educação em territórios tradicionais (quilombolas e indígenas) e literatura infantojuvenil. Coordenador adjunto do Programa de Pesquisa e Extensão LELIT-Grupo de estudos, literatura e intervenção em literatura infantojuvenil na escola, também é Coordenador do PROJETO DE EXTENSÃO-FORMAÇÃO CONTINUADA EM NHEENGATU

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Publiée

2024-07-31

Comment citer

Moreira, C. P. ., & Santos, Z. H. (2024). O livro para criança: Bem cultural simbólico e/ou produto mercadológico. Gutenberg - Revista De Produção Editorial, 4(1). https://doi.org/10.5902/2763938X85593