Componentes da didática da geografia para a educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499491052

Palavras-chave:

Didática da geografia, Sujeitos da relação no ensino, Componentes do ensino, Aprendizagem, Pensamento geográfico, Educação básica

Resumo

A formação e a atuação dos professores de Geografia no mundo contemporâneo têm demandado uma formação sólida que opere com os componentes didático-pedagógicos a fim de desenvolver o pensamento geográfico dos estudantes. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo discutir componentes constituintes para uma Didática da Geografia que estimule o desenvolvimento do pensamento geográfico dos estudantes na educação básica. Para isso, realizou-se pesquisa bibliográfica focada, principalmente, nas categorias teóricas Didática da Geografia e seus componentes constitutivos. Os resultados teóricos indicam que a Didática da Geografia contribui para o planejamento, realização e avaliação das aulas pelos professores de Geografia, uma vez que lhes possibilita compreender e atuar de forma interconectada, tanto com os componentes da relação dos sujeitos com o conhecimento, quanto com os componentes procedimentais dos percursos didáticos nas aulas de Geografia. Quanto à relação dos sujeitos com o conhecimento, o estudante precisa ser um sujeito ativo-emancipado; o professor, o mediador do processo; e os conhecimentos, ferramentas culturais para atingir os objetivos pedagógicos. Por fim, os componentes operacionais para a efetivação das aulas se constituem dos elementos objetivos, conteúdos, métodos, formas de organização, recursos e avaliação, os quais devem ser operados de forma indissociável e considerando-se o contexto social, a escola e as características dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Daniel Rodrigues Silva Luz Neto, Universidade Estadual de Goiás

Doutor e mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB), Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Graduação em Pedagogia, Especialista em Gestão Educacional. Atualmente é Professor substituto de Geografia na Universidade Estadual do Goiás (UEG); atuou também como professor substituto no Departamento de Geografia da Universidade de Brasília entre 2022 a 2023; foi professor da Educação Básica na rede pública e particular por 13 anos ( de 2009 a 2022). É membro do Núcleo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica (NEPEG- UFG). Foi Premiado por meio do Edital n. 01/2023 - Ação de Incentivo à Pesquisa do NEPEG Jovem Pesquisador em 2024 na área da Geografia Escolar pelo NEPEG/UFG. Áreas de pesquisa: ensino de Geografia e Geografia Humana. Contatos: https://orcid.org/0000-0002-6326-4906, Contato: daniel.neto@ueg.br

 

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Publicado

2025-09-02

Como Citar

Luz Neto, D. R. S. (2025). Componentes da didática da geografia para a educação básica. Geografia Ensino & Pesquisa, 29, e91052. https://doi.org/10.5902/2236499491052

Edição

Seção

Ensino e Geografia