Espaços inventivos: a cocriação de jogos para o ensino e a aprendizagem de Geografia no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499490137Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem de geografia, Prática pedagógica inventiva, Jogos, Ensino médioResumo
Este artigo é parte integrante do projeto “GEOGAMES – uma prática pedagógica inventiva no ensino e aprendizagem de geografia”, desenvolvido no contexto das aulas de Geografia na Escola Estadual de Ensino Médio Infante Dom Henrique, em Porto Alegre–RS. O objetivo é apresentar e discutir o processo de cocriação de jogos geográficos para o ensino e a aprendizagem em geografia, buscando responder à questão: “como a inventividade pode contribuir no contexto e processo educacional de geografia?”. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, e utiliza o método cartográfico de pesquisa-intervenção para produção e análise dos dados. Os resultados indicam que a prática inventiva consolida a existência de um espaço integrador e acolhedor, capaz de modificar realidades e ressignificar um território em lugar. Além disso, a experiência de cocriação dos jogos, realizada por estudantes do 2º ano do Ensino Médio, demonstrou que a aprendizagem inventiva pode inspirar outros professores a desenvolver práticas pedagógicas que dialoguem com o estudante contemporâneo, promovendo uma educação geográfica mais engajadora e significativa.
Downloads
Referências
AZAMBUJA, L. D. de; CALLAI, H. C. A licenciatura de geografia e a articulação com a educação básica. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. (org). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 5ª ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Porto Alegre, 2010.
ALVAREZ, J.; PASSOS, E. Cartografar é habitar um território existencial. In: Passos, E.; Kastrup, V.; Escóssia, L. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividades. Porto Alegre: Sulina, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 25 mai. 2024.
CALLAI, H. C. O ensino de geografia: recortes espaciais para análise. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (org). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 5ª ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Porto Alegre, 2010.
CASTROGIOVANNI, A. C. Para entender a necessidade de práticas prazerosas no ensino de geografia na pós-modernidade. In: REGO, N. (org). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CAVALCANTI, L. de S. O ensino de Geografia na escola. Campinas: Papirus, 2012.
COSTELLA, R. Z. Para onde foi a geografia que penso ter aprendido. In: CASTROGIOVANNI, A. C. et al (Orgs). Movimentos no ensinar geografia: rompendo rotações. Porto Alegre: Evangraf, 2015. p-29-40.
DI FELICE, M. A cidadania digital: a crise da ideia ocidental de democracia e a participação nas redes digitais. São Paulo: Paulus, 2020.
EUFRÁSIO JR., N. L. MONOPOBRE: inventividade e cocriação de jogos para o ensino e a aprendizagem de geografia. In: DAMBRÓS, G.; EUFRÁSIO JR., N. L.. (Org.) Geografia em jogos: dos tabuleiros aos mundos virtuais. Curitiba: CRV, 2024, p. 83 – 94.
EUFRÁSIO JR., N. L.; KEHLER, G. dos S.. Formação inventiva de professores de geografia a partir da autoria de materiais educacionais digitais. In: DAMBRÓS, G.; SANTOS, L. P.; MENEZES, V. S.. (Org.) Geografia escolar: reflexões, práticas e formação de professores. Curitiba: CRV, 2022, v. 2, p. 75 – 87.
KASTRUP, V. Conversando sobre políticas cognitivas e formação inventiva. In: DIAS, R. O. (Org). Formação inventiva de professores. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.
MCGONIGAL, J. A realidade em jogo. Rio de janeiro: Best Seller, 2012.
MENEZES, J. Nos Rastros de algoritmos pela cidade: cartografia do desenvolvimento do pensamento computacional na perspectiva da educação OnLIFE. Tese (Doutorado em educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2022.
OLIVEIRA, L. C. de. Territórios do inventar: o corpo em rede e a Educação OnLIFE em tempos de wearable. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2021.
PALADINI, J. V. O Resgate da Linguagem Logo: Relato de Experiência de uma Prática Inventiva no Contexto da Educação Básica. In: BACKES, L.; Schlemmer, E.; GODINHO, J; Palagi, Ana M. M. (Org). O Habitar do Ensinar e do Aprender: As diferentes dimensões da/na Educação OnLIFE. 1ª ed. São Leopoldo: Casa Leiria, 2023, v. 1, p. 169 - 182. DOI: https://doi.org/10.29327/5276539.1-10
PALAGI, A. M. M.; SCHLEMMER, E.. RIEOnLIFE: uma rede para potencializar a emergência de uma educação OnLIFE. Revista em rede – revista de educação à distância, v. 8, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.792. Acesso em: 10 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.792
PASSOS, E; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividades. Porto Alegre: Sulina, 2015.
SANTOS, M. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, Edusp, 1978.
SCHLEMMER, E. Gamificação em espaços de convivência híbridos e multimodais: design e cognição em discussão. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 23, n. 42, 2014. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v23.n42.1029
SCHLEMMER, E. Projetos de aprendizagem gamificados: uma metodologia inventiva para a educação na cultura híbrida e multimodal. Momento-Diálogos em Educação, Rio Grande, v. 27, n. 1, p. 42-69, 2018. DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7801
SCHLEMMER, E.; CHAGAS, W. S.; SCHUSTER, B. E. Games e Gamificação na modalidade EAD: da prática pedagógica na formação inicial em Pedagogia à prática pedagógica no Ensino Fundamental. In: IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores. São Paulo: PUC-SP, 2015.
SCHLEMMER, E.; DI FELICE, M.; SERRA, I. M. R. S. Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem. Educar em Revista, Curitiba: v. 36, e76120, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.76120. Acesso em: 16 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.76120
SCHLEMMER, E. & LOPES, D. Q. Avaliação da aprendizagem em processos gamificados: desafios para apropriação do método
cartográfico. In ALVES, L., COUTINHO, I. de J. (Org.). Jogos digitais e aprendizagem. 1ed. Campinas: Papirus Editora, 2016, v.1, p.179-208.
SCHLEMMER, E; MOREIRA, J. A. M. Ampliando conceitos para o paradigma de Educação Digital OnLIFE. Interacções, 16(55), 103–122, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.25755/int.21039. Acesso em: 12 mai. 2024.
SCHUSTER, B. E. Aprendizagem Inventiva em Ato Conectivo: As práticas pedagógicas no contexto da Educação OnLIFE. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2023.
SERPA, A. Por uma geografia dos espaços vividos: geografia e fenomenologia. São Paulo: Contexto, 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Geografia Ensino & Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.


