Espaços inventivos: a cocriação de jogos para o ensino e a aprendizagem de Geografia no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499490137

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de geografia, Prática pedagógica inventiva, Jogos, Ensino médio

Resumo

Este artigo é parte integrante do projeto “GEOGAMES – uma prática pedagógica inventiva no ensino e aprendizagem de geografia”, desenvolvido no contexto das aulas de Geografia na Escola Estadual de Ensino Médio Infante Dom Henrique, em Porto Alegre–RS. O objetivo é apresentar e discutir o processo de cocriação de jogos geográficos para o ensino e a aprendizagem em geografia, buscando responder à questão: “como a inventividade pode contribuir no contexto e processo educacional de geografia?”. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, e utiliza o método cartográfico de pesquisa-intervenção para produção e análise dos dados. Os resultados indicam que a prática inventiva consolida a existência de um espaço integrador e acolhedor, capaz de modificar realidades e ressignificar um território em lugar. Além disso, a experiência de cocriação dos jogos, realizada por estudantes do 2º ano do Ensino Médio, demonstrou que a aprendizagem inventiva pode inspirar outros professores a desenvolver práticas pedagógicas que dialoguem com o estudante contemporâneo, promovendo uma educação geográfica mais engajadora e significativa.

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Biografia do Autor

Nelson Luis Eufrasio Junior, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestre e Doutorando em Educação (UNISINOS). Especialista em Informática na Educação (PUCRS). Licenciaturas em Geografia (UNIPAMPA) e Pedagogia - hab. em Multimeios e Informática Educativa (PUCRS) e hab. em Séries Iniciais (UCS). Sócio da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Porto Alegre - AGB POA. Membro do Grupo Internacional de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU - UNISINOS/CNPq. Atualmente professor convidado nos cursos de pós-graduação lato sensu na Universidade La Salle e professor de Geografia na SEDUC/RS, em Porto Alegre/RS. Possui experiência profissional docente nas áreas de Educação e Tecnologias, com atuação nas temáticas: educação a distância, mundos virtuais 3D, metaversos, espaço geográfico, jogos locativos, gamificação, educação em saúde, design educacional, inovação na educação, formação de professores, educação online, ensino de geografia, design thinking e educação corporativa.

Gabriela Dambrós, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Graduação em Pedagogia pela UNINTER (2019). Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Especialização em Games e Gamificação na Educação pela UNINTER (2020). Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Tem experiência na área de Ensino de Geografia, Jogos e gamificação, TICs aplicadas à educação e temáticas afins. Atualmente é professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

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Publicado

2025-08-19

Como Citar

Eufrasio Junior, N. L., & Dambrós, G. (2025). Espaços inventivos: a cocriação de jogos para o ensino e a aprendizagem de Geografia no Ensino Médio. Geografia Ensino & Pesquisa, 29, e90137. https://doi.org/10.5902/2236499490137

Edição

Seção

Ensino e Geografia

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