A contribuição do desenvolvimento do pensamento geográfico para os processos cognitivos dos estudantes na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499487701Palavras-chave:
Pensar geograficamente, Categorias de análise, Processos cognitivos, Análise geográficaResumo
A mediação didático-pedagógica a fim de desenvolver o pensamento geográfico dos estudantes é indicada por diversos autores como meta para o processo de ensino e aprendizagem de Geografia na Educação Básica. Isso porque a sua mobilização tem como desdobramento a operacionalização cerebral de diversos processos cognitivos (abstrações, generalizações, raciocínios, etc.), estruturados em elementos epistêmicos da ciência geográfica (categorias, conceitos, princípios lógicos, linguagens), os quais viabilizam a análise geográfica da realidade. Em virtude dessa relevância social, o objetivo deste trabalho é contribuir teoricamente sobre a importância do desenvolvimento do pensamento geográfico para os processos cognitivos dos estudantes na Educação Básica. A pesquisa foi realizada pelo procedimento bibliográfico e analisada em uma perspectiva qualitativa. Os resultados teóricos evidenciaram que o pensamento geográfico é uma atividade intelectual importante porque oportuniza potentes processos cognitivos para a compressão e a atuação transformadora dos estudantes nas dinâmicas socioespaciais.
Downloads
Referências
CANDIOTTO, Kleber B. Birolo. Fundamentos epistemológicos da teoria modular da mente de Jerry A. Fodor. Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia. v. 31, n. 2, p. 119-135, 2008.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensinar e aprender Geografia: elementos para uma didática crítica. Goiânia: Alfa & Comunicação, 2024.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: o ensino e a relevância social. Goiânia: C&A Alfa, 2019.
CHARLOT, Bernard. A mobilização no exercício da profissão docente. Revista Contemporânea de Educação, vol. 7, n. 13, jan./jul. 2012.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
FONSECA, Vitor da. Cognição, neuropsicologia e aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. 7 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2018.
HERCULANO-HOUZEL, Suzana. O cérebro nosso de cada dia: descobertas da neurociência sobre a vida cotidiana. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2002.
HERCULANO-HOUZEL, Suzana. 2013. 1 vídeo (13 min). O que tem o cérebro humano de tão especial? TEDGlobal, 2013.
HARARI, Yuval Noah. Sapiens: uma breve história. São Paulo: Companhia das letras, 2020.
LEONTIEV, Alexei N. Atividade, consciência e personalidade. 2014. Tradução de Marcelo José de Souza e Silva. Marxists internet archiveem. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/leontiev/index.htm. Acesso em: 7 maio 2024.
LUZ NETO, Daniel Rodrigues Silva. Mobilização do pensamento geográfico: prática educativa de professores de geografia no ensino fundamental. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2022.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento - um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1996.
PEIXOTO, Joana. Tecnologias e relações pedagógicas: a questão da mediação. Revista de Educação Pública. v. 25, n. 59/1, p. 367-379, 2016.
PINO, Angel. As marcas do humano: as origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotsky. São Paulo: Cortez, 2005.
POZO, Juan Ignacio. Aquisição de conhecimento: quando a carne se faz verbo. Trad. Antonio Feltrin. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SANTOS, Luline Silva Carvalho. Pensamento Geográfico: o desafio da formação inicial em Geografia. 2020. 215 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Goiás, 2020.
SOCIETY FOR NEUROSCIENC. Frontal lobe. 2024. Disponível em:https://www.brainfacts.org/3d-brain#intro=false&focus=Brain-cerebral_hemisphere-frontal_lobe. Acesso em: 5 maio 2024.
STERNBERG, Roberto. Psicologia cognitiva. Trad. Roberto Cataldo Costa. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
STERNBERG, Roberto. Psicologia cognitiva. Tradução por Ana Maria Dalle Luche, Roberto Galman. 5. ed. São Paulo: Cengage Learning Edições Ltda., 2010.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 7. ed. são Paulo: Martins Fontes, 2007. p. 3-20.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. 2ª. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Geografia Ensino & Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.