Os impasses da educação e a formação do professor em geografia

Autores

  • Shiziele de Oliveira Shimada Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649948745

Resumo

O artigo proposto analisa os impasses da educação e a Formação do Professor em Geografia diante da lógica do capital. Nesse contexto a abordagem perpassa pela dialética que tem nas contradições o entendimento do processo educacional, daí a temática mostrar a educação e o capitalismo, relacionando a formação do professor de Geografia e o ensino. Entende-se, assim, que a política educacional brasileira está aligeirada devido a dominação dos órgãos internacionais – FMI e Banco Mundial – que inserem no Brasil através de uma educação voltada à lógica de mercado, ocasionando uma crise no sistema educacional.

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Biografia do Autor

Shiziele de Oliveira Shimada, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Geografia (NPGEO/UFS) e Bolsista-pesquisadora CAPES; Licenciada, Bacharel e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe; Especializada em Docência do Ensino Superior/FIJ; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Re-ordenamentos Territoriais/CNPq

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Publicado

2013-02-06

Como Citar

Shimada, S. de O. (2013). Os impasses da educação e a formação do professor em geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 17(1), 133–146. https://doi.org/10.5902/223649948745