Projeto Esperança/Cooesperança, Santa Maria, RS: o caso dos agricultores associados
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649948737Resumen
A busca de alternativas para a manutenção de famílias no campo é um tema que vem sendo fortemente trabalho na região central do estado do Rio Grande do Sul. O Projeto Esperança/Cooesperança é uma das entidades de destaque em relação ao tema na perspectiva da economia solidária. O caso dos agricultores familiares associados ao Projeto Esperança/Cooesperança, e sua relação com a economia solidária é o centro de interesse do presente trabalho, que objetiva compreender como as famílias de agricultores de Santa Maria, associados à Cooperativa desenvolvem suas atividades produtivas e como estas se inserem na perspectiva da economia solidária, suas relações com a produção e comercialização e suas condições de vida, são os pontos a serem analisados nesta pesquisa. Palavras-chave: agricultura familiar – cooperação – economia solidária – inclusão social.Descargas
Citas
ABRAMOVAY, R. Paradigmas do capitalismo em questão. São Paulo: Editora da Unicamp, 1992.
BRASIL. Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988. Disponível em
www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constit ui%C3%A7ao.htm>. Acesso em 16 de novembro
de 2011.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Secretaria Nacional da Economia Solidária. Sistema Nacional de Informação em Economia Solidária-SIES. Guia de Orientações e Procedimentos do SIES. Brasília, 2006. Disponível em <http://www.mte.gov.br/empregador/economiasolidaria/
conteudo/GOPS_revisto.pdf>. Acesso em 12 de novembro de 2011.
BRASIL. Decreto n. 979, de 6 de Janeiro de 1903. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/antigos/
D0979.htm>. Acesso em 12 de novembro de 2011.
BRASIL. Decreto n. 22.239, de 19 de Dezembro de 1932. Disponível em <http://www.ocb.org.br/site/cooperativismo/
arquivos/decreto22239_1932.pdf>. Acesso em 12 de novembro de 2011.
BREZOLIN, T; Introdução ao Cooperativismo. Universidade Federal de Santa Maria. Cadernos do CCSH. Rio Grande do Sul, 1988.
BRUMER, A.; SPANEVELLO, R. M. Jovens agricultores da Região Sul do Brasil. Porto Alegre: UFRGS; Chapecó: Fetraf-Sul/CUT, 2008. Relatório de Pesquisa.
CASTRO, E. G. Juventude Rural no Brasil: processos de exclusão e a construção de um ator político. Revista Latinoamericana de ciencias sociales, niñez y juventud, 2009. v. 7, p. 179-208.
CRUZ, A. As condições históricas do aparecimento da “economia solidária” no Brasil: as tendências estruturais do mercado de trabalho. Disponível em:
fia.pop.com.br>. Acesso em: 10 setembro 2011.
DAROLT, M. R. Agricultura Orgânica: inventando o futuro. Londrina: IAPAR, 2002.
EID, F. & PIMENTEL, A. Economia Solidária: desafos do cooperativismo de reforma agrária no Brasil. Disponível em <http://www.unitrabalho.org.br/ IMG/pdf/e-solidaria_desafios-do cooperativismo.pdf>. Acesso em 16 de novembro de 2011.
FAO/INCRA. Diretrizes de política agrária e desenvolvimento sustentável. Brasília, 1995.
GUANZIROLI, C. ROMEIRO, A. BUAINAIN, A. DISABATTO, A. BITTENCOURT, G. Agricultura familiar e reforma agrária no século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2001.
JEAN, B. A forma social da agricultura familiar: sobrevivência ou criação de uma economia moderna. Cadernos de Sociologia. Porto Alegre: PPGS/UFRGS, v. 6, 1994.
LAMARCHE, H. A Agricultura familiar: comparação internacional – uma realidade multiforme. (trad. De TIJIWA, A.) Coleção Repertórios. Campinas: Ed. UNICAMP, 1993.
PEDÓ, J. C. J. Economia Solidária: rumos de uma alternativa às transformações do mundo do trabalho e da questão social. 2003. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
PEDÓ, J. C. J. O cooperativismo na perspectiva da economia solidária: evidências locais a partir da COOPAL. 2007. Tese de Doutorado Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.
RIOS, G. S. L. O que é cooperativismo. 2° Ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.
SINGER, P. Uma Utopia Militante: repensando o socialismo. 2. Ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
SHIMAICHEL, G. L. & RESENDE, J.T.V. A importância da certifcação de produtos orgânicos no mercado internacional. Disponível em:
pos/paginas/2%20edicao/agrárias/pdf/1-ed2-CA – importa.pdf>. Acesso em 30 de outubro de 2011.
TEDESCO, J. C. Agricultura familiar: realidades e perspecti-vas. 2ª Ed. Passo Fundo: Ed. EDIUPF, 1999.
TEIXEIRA, P. H., ZANLUCA, J. C. Imposto de Renda das Empresas: Com Ênfase em Planejamento Tributário. 1ª Ed. Curitiba: Portal Tributário, 2005.
ZANLUCA, J.C. Manual de Sociedades Cooperativas. Disponível em: <http://www.portaltributario.com.br/obras/
cooperativas.html>. Acesso em 30 de outubro de 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La revista Geografia – Ensino & Pesquisa retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a Las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.