Educação do Campo e Direito Agrário: práticas pedagógicas aplicadas ao contexto do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499473735

Palavras-chave:

Educação do Campo, Direito Agrário, Práticas Pedagógicas

Resumo

A presente pesquisa de cunho qualitativo tem por objetivo geral compreender os desafios da formação acadêmica para o campesinato. Nesse intuito, mergulha no processo ensino-aprendizagem das graduações em Educação do Campo e Direito Agrário propostas na Universidade Federal de Goiás – Regional Goiás. A pesquisa faz uso das mídias digitais a fim de viabilizar a análise do discurso dos docentes que participam da comunidade acadêmica escolhida. O estudo permitiu entender que o desafio do docente com o público discente do campo é o de fortalecer a identidade campesina negadora dos atravessamentos da agricultura patronal, ou mesmo formação técnica descontextualizada das óticas políticas excludentes e redutoras da vida no campo.

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Biografia do Autor

Welson Barbosa Santos, Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, MG

Pós Doutor em Educação Escolar pela UNESP - 2018, Doutor em educação pela UFSCar - 2015, mestre em Educação pela UFU - 2010, é licenciado em Ciências Exatas e Naturais pela Universidade de Uberaba - 1990 e em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins - 2017. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Uberlândia UFU, no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal e Membro do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura e Bacharelado em Biologia. Coordena o grupo de pesquisa MASCULINIDADES: Cultura, educação e Subjectividades GPEMCES e o Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia - LAEN. Como pesquisador, tendo Michel Foucault como referências, discute vulnerabilidade e risco de suicídio entre homens de 13 a 28 anos, desde 2005. Atua na formação docente para a escola básica, trabalhando produção de Modelos 3DR para o ensino de ciências da natureza, a partir de uma perspectiva inclusiva, interdisciplinar, que vise o fortalecimento das identidades e subjectividades de professores, alunos e suas práticas.

Maria Carolina Carvalho Mota, Universidade Federal de Goiás, Goiás, GO

Doutora em Ciências Sociais no Centro de Estudos Latinoamericanos (ELA) pela UnB (2017) e Bolsista CAPES (2014/2017). Mestre em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto (2011). Graduada em Direito - Faculdades Milton Campos (1994) e em História pela Universidade Estadual de Goiás (2003). Atualmente é professora adjunta, em regime de dedicação exclusiva, da Universidade Federal de Goiás (UFG) no Curso de Direito do câmpus Cidade de Goiás, Conselheira do CEPEC/UFG e Assessora Jurídica do Campus Goiás/UFG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero, Democracia e Direitos Humanos (CAPES). Tutora do Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação/FNDE (Grupo PET VILA BOA) e conselheira do CLAA/UFG. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo e Direito Tributário e em estudos de Gênero. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Justiça Social e Fiscal, Políticas Públicas, Teorias da Justiça e Desigualdade de Gênero.

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Publicado

2023-01-16

Como Citar

Santos, W. B., Mota, M. C. C., & Vieira, M. M. (2023). Educação do Campo e Direito Agrário: práticas pedagógicas aplicadas ao contexto do campo. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e10. https://doi.org/10.5902/2236499473735

Edição

Seção

Edição Especial