Educación del Campo y Derecho Agrario: prácticas pedagógicas aplicadas al contexto del campo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499473735

Palabras clave:

Educación Rural, Derecho Agrario, Prácticas pedagógicas

Resumen

La presente investigación cualitativa tiene como objetivo comprender los desafíos de la formación académica para el campo. Para ello, se sumerge en el proceso de enseñanza-aprendizaje de los cursos de grado en Educación Rural y Derecho Agrario propuestos en la Universidad Federal de Goiás - Regional Goiás. La investigación hace uso de los medios digitales para permitir analizar el discurso de los docentes que participan en la comunidad académica elegida. El estudio permitió entender que el desafío del maestro con el público estudiantil en el campo es fortalecer la identidad rural a través de diferentes prácticas pedagógicas, incluso cuando el contenido curricular se acerca a una capacitación técnica distinta de este espacio.

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Biografía del autor/a

Welson Barbosa Santos, Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, MG

Pós Doutor em Educação Escolar pela UNESP - 2018, Doutor em educação pela UFSCar - 2015, mestre em Educação pela UFU - 2010, é licenciado em Ciências Exatas e Naturais pela Universidade de Uberaba - 1990 e em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins - 2017. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Uberlândia UFU, no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal e Membro do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura e Bacharelado em Biologia. Coordena o grupo de pesquisa MASCULINIDADES: Cultura, educação e Subjectividades GPEMCES e o Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia - LAEN. Como pesquisador, tendo Michel Foucault como referências, discute vulnerabilidade e risco de suicídio entre homens de 13 a 28 anos, desde 2005. Atua na formação docente para a escola básica, trabalhando produção de Modelos 3DR para o ensino de ciências da natureza, a partir de uma perspectiva inclusiva, interdisciplinar, que vise o fortalecimento das identidades e subjectividades de professores, alunos e suas práticas.

Maria Carolina Carvalho Mota, Universidade Federal de Goiás, Goiás, GO

Doutora em Ciências Sociais no Centro de Estudos Latinoamericanos (ELA) pela UnB (2017) e Bolsista CAPES (2014/2017). Mestre em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto (2011). Graduada em Direito - Faculdades Milton Campos (1994) e em História pela Universidade Estadual de Goiás (2003). Atualmente é professora adjunta, em regime de dedicação exclusiva, da Universidade Federal de Goiás (UFG) no Curso de Direito do câmpus Cidade de Goiás, Conselheira do CEPEC/UFG e Assessora Jurídica do Campus Goiás/UFG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero, Democracia e Direitos Humanos (CAPES). Tutora do Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação/FNDE (Grupo PET VILA BOA) e conselheira do CLAA/UFG. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo e Direito Tributário e em estudos de Gênero. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Justiça Social e Fiscal, Políticas Públicas, Teorias da Justiça e Desigualdade de Gênero.

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Publicado

2023-01-16

Cómo citar

Barbosa Santos, W. B., Carolina Carvalho Mota, M. C. C., & Machado Vieira, M. M. (2023). Educación del Campo y Derecho Agrario: prácticas pedagógicas aplicadas al contexto del campo. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e10. https://doi.org/10.5902/2236499473735

Número

Sección

Edición Especial