Rural Educacion and Agrarian Law: pedagogical practices applied to the context of the field

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499473735

Keywords:

Rural Educacion, Agrarian Law, Pedagogical practices

Abstract

The present qualitative research aims to understand the challenges of academic training for the field. To this end, it immerses itself in the teaching-learning process of graduate courses in Rural Education and Agrarian Law proposed at the Federal University of Goiás - Regional Goiás. The research makes use of digital media in order to make it possible to analyze the discourse of teachers who participate in the chosen academic community. The study allowed us to understand that the challenge of the teacher with the student public in the field is to strengthen the rural identity through different pedagogical practices, even when the curricular content approaches a technical training distinct from this space.

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Author Biographies

Welson Barbosa Santos, Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, MG

Pós Doutor em Educação Escolar pela UNESP - 2018, Doutor em educação pela UFSCar - 2015, mestre em Educação pela UFU - 2010, é licenciado em Ciências Exatas e Naturais pela Universidade de Uberaba - 1990 e em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins - 2017. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Uberlândia UFU, no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal e Membro do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura e Bacharelado em Biologia. Coordena o grupo de pesquisa MASCULINIDADES: Cultura, educação e Subjectividades GPEMCES e o Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia - LAEN. Como pesquisador, tendo Michel Foucault como referências, discute vulnerabilidade e risco de suicídio entre homens de 13 a 28 anos, desde 2005. Atua na formação docente para a escola básica, trabalhando produção de Modelos 3DR para o ensino de ciências da natureza, a partir de uma perspectiva inclusiva, interdisciplinar, que vise o fortalecimento das identidades e subjectividades de professores, alunos e suas práticas.

Maria Carolina Carvalho Mota, Universidade Federal de Goiás, Goiás, GO

Doutora em Ciências Sociais no Centro de Estudos Latinoamericanos (ELA) pela UnB (2017) e Bolsista CAPES (2014/2017). Mestre em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto (2011). Graduada em Direito - Faculdades Milton Campos (1994) e em História pela Universidade Estadual de Goiás (2003). Atualmente é professora adjunta, em regime de dedicação exclusiva, da Universidade Federal de Goiás (UFG) no Curso de Direito do câmpus Cidade de Goiás, Conselheira do CEPEC/UFG e Assessora Jurídica do Campus Goiás/UFG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero, Democracia e Direitos Humanos (CAPES). Tutora do Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação/FNDE (Grupo PET VILA BOA) e conselheira do CLAA/UFG. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo e Direito Tributário e em estudos de Gênero. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Justiça Social e Fiscal, Políticas Públicas, Teorias da Justiça e Desigualdade de Gênero.

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Published

2023-01-16

How to Cite

Barbosa Santos, W. B., Carolina Carvalho Mota, M. C. C., & Machado Vieira, M. M. (2023). Rural Educacion and Agrarian Law: pedagogical practices applied to the context of the field. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e10. https://doi.org/10.5902/2236499473735

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Special Edition