ANÁLISE MULTITEMPORAL DO PROCESSO DE DEGRADAÇÃO DA VEGETAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JAIBARAS NO ESTADO DO CEARÁ

Autores/as

  • Daniel Dantas Moreira Gomes Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Ceará
  • Lúcia Maria Silveira Mendes Universidade Estadual do Ceará
  • Cleyber Nascimento de Medeiros Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará
  • Cesar Ulisses Vieira Verissimo Professor do Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947360

Resumen

Este trabalho teve o objetivo de analisar uma série multitemporal de imagens LANDSAT 5, onde estas, passaram por técnicas de processamento digital de imagens, possibilitando gerar imagens NDVI (índice de vegetação da diferença normalizada), desta forma foi possível identificando e quantificando os níveis de degradação da cobertura vegetal na área da Bacia Hidrográfica do Rio Jaibaras / CE, no período de 24 anos, sendo especificamente, realizada a pesquisa nos anos de 1985, 1992, 1996, 2007 e 2009. Através do uso de técnicas de classificação, de processamento digital de imagens e trabalho de campo foram elaborados os mapas temáticos dos níveis de degradação da cobertura vegetal da bacia hidrográfica do rio Jaibaras / CE, sendo a vegetação classificada em: vegetação conservada, parcialmente degradada, degradada, fortemente degradada e solo exposto, evidenciando o desgaste e a evolução dos níveis de conservação da vegetação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniel Dantas Moreira Gomes, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2008), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2011) e cursa doutorado em Geologia pela mesma universidade. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: Geoprocessamento, Bacia Hidrográfica, Mapeamento, Geotecnologia e Monitoramento Ambiental.

Lúcia Maria Silveira Mendes, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1981), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará (1988) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Geoprocessamento da Universidade Estadual do Ceará e professora colaboradora do Mestrado Acadêmico em Geografia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Solos e Nutrição de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: Geoprocessamento, Sistema de Informações Geográfica, Banco de Dados, Solo, Estatística.

Cleyber Nascimento de Medeiros, Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará

Mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil(2004) Analista de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará

Cesar Ulisses Vieira Verissimo, Professor do Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1985), mestrado em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e doutorado em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas:Cartografia Geotécnica e Geomorfologia Ambiental, Geomorfologia de Terrenos Cársticos e Geoespeleologia, Tipologia de Minérios de Ferro e Manganês, Morfogênese e Intemperismo.

Publicado

2011-09-10

Cómo citar

Gomes, D. D. M., Mendes, L. M. S., Medeiros, C. N. de, & Verissimo, C. U. V. (2011). ANÁLISE MULTITEMPORAL DO PROCESSO DE DEGRADAÇÃO DA VEGETAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JAIBARAS NO ESTADO DO CEARÁ. Geografia Ensino & Pesquisa, 15(2), 41–62. https://doi.org/10.5902/223649947360

Número

Sección

Geoinformação e Sensoriamento Remoto em Geografia

Artículos más leídos del mismo autor/a