FRAGMENTAÇÃO E GESTÃO DO TERRITÓRIO NO SUDOESTE POTIGUAR: PORTALEGRE-RN COMO FOMENTO DE PODER PARA GRUPOS LOCAIS

Autores/as

  • Josué Alencar Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francisco Andearlison do Monte de Góis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947358

Resumen

O trabalho se apresenta como um estudo sobre a fragmentação e gestão do território, tendo como recorte espaço-temporal o sudoeste do Estado do Rio Grande do Norte, mas especificamente o município de Portalegre-RN, o qual foi desmembrado, sobretudo em meados do século passado, dando origem a vários novos municípios. As discussões apresentadas neste trabalho têm o território, espaço definido e delimitado por e a partir das relações de poder, como principal categoria de análise. A busca exacerbada pela manutenção e ampliação do poder dos grupos locais, juntamente com a fragilidade na legislação vigente na época, contribuiu para acelerar o processo de fragmentação do território.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Josué Alencar Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Concluiu a Graduação (2002) e o Mestrado (2005) em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atualmente é professor efetivo do Departamento de Geografia/CAMEAM e Líder do Núcleo de Estudos em Geografia Agrária e Regional da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana e Regional e Ensino de Geografia.

Francisco Andearlison do Monte de Góis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Geógrafo pela UERN e Especialista em Geografia do Semi-árido e Meio Ambiente pelo IFRN. Professor de Geografia do município de Viçosa-RN.

Publicado

2011-11-04

Cómo citar

Bezerra, J. A., & de Góis, F. A. do M. (2011). FRAGMENTAÇÃO E GESTÃO DO TERRITÓRIO NO SUDOESTE POTIGUAR: PORTALEGRE-RN COMO FOMENTO DE PODER PARA GRUPOS LOCAIS. Geografia Ensino & Pesquisa, 15(3), 243–260. https://doi.org/10.5902/223649947358

Número

Sección

Produção do Espaço e Dinâmica Regional