A CARTOGRAFIA NOS ESTUDOS DO MEIO AMBIENTE: POR UMA PRÁTICA BILINGUE VISANDO A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS

Autores

  • Tiago Salge Araújo Universidade do Porto
  • Maria Isabel Castreghini de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947354

Resumo

Por entender que o ensino ao aluno Surdo perpassa pelo campo viso-gestual e, especialmente, pela valorização da sua língua materna, a Língua Brasileira de Sinais, é que este trabalho objetivou a discussão e elaboração de atividades de Geografia centradas nas características lingüísticas e didáticas destes alunos. Portanto, partindo-se da Cartografia e de suas diversas aplicabilidades, este trabalho procurou aguçar a percepção dos alunos acerca do espaço vivido. Considerando a área em que se localiza a escola, elegemos os problemas ambientais urbanos como eixo temático. Sendo assim, através de atividades, jogos, imagens e trabalho de campo com uma turma de alunos Surdos, arquitetaram-se as seqüências didáticas que chamamos de Os Problemas Ambientais Urbanos: Do mundo à minha escola.

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Biografia do Autor

Tiago Salge Araújo, Universidade do Porto

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Rio Claro. Atualmente cursando o mestrado em Ciências da Educação na Universidade do Porto /Portugal.

Maria Isabel Castreghini de Freitas

Professora Drª. do Instituto de Geografia e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista – UNESP – Rio Claro/SP.

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Publicado

2012-01-18

Como Citar

Araújo, T. S., & Freitas, M. I. C. de. (2012). A CARTOGRAFIA NOS ESTUDOS DO MEIO AMBIENTE: POR UMA PRÁTICA BILINGUE VISANDO A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS. Geografia Ensino & Pesquisa, 15(3), 185–206. https://doi.org/10.5902/223649947354