Esta es un versión antigua publicada el 2022-07-05. Consulte la versión más reciente.

Petróleo, empresas e gestão do território: uma análise sobre o mercado de combustíveis no município de Serrinha

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499463583

Palabras clave:

Gestão do Território, Petróleo, Combustíveis, Redes Geográficas, Geografia Econômica

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de gestão territorial realizado pela atuação das empresas Postos de Revenda de Combustíveis (PRCs) no município de Serrinha/BA. Trata-se de um recorte da pesquisa intitulada “Estratégias e práticas espaciais das distribuidoras e postos de combustíveis como agentes de gestão do território em escala local – O caso do município de Serrinha/BA”, desenvolvida no âmbito do Curso de Geografia do Departamento Educação da Universidade do Estado da Bahia, Campus XI – Serrinha. Os PRCs representam uma parcela do conjunto de atividades ligadas ao setor do petróleo, se distribuem por todo o território nacional formando uma densa rede de estações de abastecimentos de veículos automotores, interconectados com as bases de distribuição regionais das principais empresas, como BR, Ipiranga, Raízen, Alesat, dentre outras. O arcabouço teórico-metodológico desta investigação ampara-se na perspectiva da abordagem qualitativa, sem excluir, necessariamente, o levantamento e análise de dados quantitativos, utilizando-os de modo complementar; com a discussão de pressupostos da Ciência Geográfica como Gestão do Território, Redes Geográficas e Circuitos Espaciais Produtivos e Círculos de Cooperação numa leitura de caráter geográfico-econômico aplicada na atuação empresas revendedoras de combustíveis na gestão do território no município de Serrinha/BA. Os procedimentos adotados foram a produção de mapeamento da configuração espacial dos PRCs de Serrinha/BA, pelo exercício de análise de imagens e da pesquisa de campo com visita aos 26 PRCs do município para aplicação de questionário e realização de entrevistas com gerentes e responsáveis, além do registro fotográfico da área dos postos e adjacências. Portanto, este trabalho, demonstrou o emaranhado de postos e distribuidoras que atuam nesta face do setor do petróleo no município, apresentando um potencial de disputas concorrenciais de preço e qualidade dos produtos e serviços, com tendência de expansão dessas relações ao considerarmos as transformações socioespaciais que um município tende a vivenciar no avançar do tempo histórico-geográfico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

John Wolter Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação (DEDC), Campus XI

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação - Campus XI. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS).

Renato Leone Miranda, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação (DEDC), Campus XI

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Pesquisa Educacional pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Citas

AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS. Certificação dos postos revendedores. Disponível em: https://postos.anp.gov.br/consulta.asp. Acesso em: 23 out. 2019.

AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS. Seminário de Avaliação do Mercado de Combustíveis 2019 (Ano-Base 2018). Disponível em: http://www.anp.gov.br/arquivos/palestras/seminario-de-avaliacao-do-mercado-de-combustiveis-fev2019.pdf. Acesso em: 22 mar. 2019.

AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS. Seminário de Avaliação do Mercado de Combustíveis 2020 (Ano-Base 2019). Disponível em: http://www.anp.gov.br/publicacoes/anuario-estatistico/5809-anuario-estatistico-2020#Se%C3%A7%C3%A3o%203. Acesso em: 22 ago. 2020.

ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia Econômica do Nordeste. 3. ed. Ed. São Paulo: Atlas, 1998.

ANTAS Jr, Ricardo Mendes. Elementos para uma discussão epistemológica sobre a regulação no território. GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, n. 16, p. 81-86, 2004.

BENKO, Georges. A Ciência Regional. Oeiras: Celta, 1999.

Boletim Técnico PETROBRAS, Rio de Janeiro, 20 (4): 337·350, out./dez. 1977.

BRAGA, Leonardo Geveier. Competição espacial no mercado de revenda da gasolina: Uma análise nas principais cidades do Rio Grande do Norte. x f. (dissertação) Programa de Pós-graduação em Administração. Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.

BRITO, C. A Petrobras e a gestão do território no Recôncavo Baiano. Salvador: EDUFBA, 2008.

CASTRO, I. E. de; GOMES, P. C. C; CORRÊA, R. L. Explorações geográficas: percursos no fim do século. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

CLAVAL, Paul. Geografia Econômica e Economia. GeoTextos, vol. 1, n. 1, p. 11-27, 2005.

CORRÊA, Roberto Lobato. Trajetórias geográficas. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

______. Espaço: um conceito-chave da geografia. In: CASTRO, I. E. de; GOMES, P. C. C; CORRÊA, R. L. Geografia: conceitos e temas. 16. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

______. Região e organização espacial. 8. ed. São Paulo: Ática, 2003.

______. Corporação e espaço: uma nota. R. bras. Geogr., Rio de Janeiro, v. 53, n. 1, p. 137-146, jan. /mar. 1989.

______. Corporação, práticas espaciais e gestão do território. Anuário do Instituto de Geociências. Rio de Janeiro, v. 15, p. 35-41, 1992.

______. Processos espaciais e a cidade. R. bras. Geogr., Rio de Janeiro, v. 41, n. 3, p. 100-111, jul./set. 1979.

DIAS, José Luciano de Mattos; QUAGLINO, Maria Ana; A questão do petróleo no Brasil: uma história da PETROBRAS. Rio de Janeiro: CPDOC: PETROBRAS, 1993.

DIVISÃO regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias. IBGE, Coordenação de Geografia. - Rio de Janeiro: IBGE, 2017.

JUNTA COMERCIAL DA BAHIA. Consulta de empresa. Disponível em: http://www.certidaoonline.juceb.ba.gov.br/certidao/publico/consultanireempresa. Acesso em: Acesso em: 23. out. 2019.

MANZAGOL, Claude. Lógica do espaço industrial. São Paulo: Difel, 1985.

MOREIRA, R. A sociedade e suas formas de espaço no tempo. In: Pensar e Ser em Geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo: Conteto, 2007.

NEVES, João Adamor Dias. COSTA, Átila Mendes. Fatores de Localizaçăo de Postos de Combustíveis em Fortaleza. RAC. Curitiba, Edição Especial 2008, p. 175-192.

RAMIRES, J. C. L. As corporações multinacionais e a organização espacial: uma introdução. R. bras. Geogr., Rio de Janeiro, v. 51, n. 1, p. 103-112, jan./mar. 1989.

SANTOS, J. C. dos. Candeias: história da terra do petróleo. 2. ed. Salvador: Salesiano, 2008.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed, São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.

______. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. 6. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.

______. Pensando o espaço do homem. 5. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, María Laura. Os atuais círculos de cooperação dos circuitos espaciais da produção. In. SANTOS, Milton; SILVEIRA, María Laura. O Brasil: Território e sociedade no início do século XXI. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

SILVA, Renilson Rodrigues da; CARVALHO, Danielle Evelyn de. Competição entre postos de combustíveis em Belo Horizonte: O espaço importa?. Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 15., 2017, São Paulo. Anais [...] São Paulo: FEA/USP, 2017. p. 1-16.

SILVA, S. B. de M; SOUZA, J. C. de. Uma medida da evolução recente da organização espacial do estado da Bahia. R. bras. Geogr., Rio de Janeiro, v. 53, n. 1, p. 137-146, jan. /mar. 1989.

WIMMER, Gerhard; CALDAS, Luiz Emygdio Navaes. Na concorrência do mercado distribuidor de derivados de petróleo: 1968 a 1977. B. téc. PETROBRÁS, Rio de Janeiro, p. 337-350, out./dez. 1977.

Publicado

2022-07-05

Versiones

Cómo citar

John Wolter Oliveira, & Renato Leone Miranda. (2022). Petróleo, empresas e gestão do território: uma análise sobre o mercado de combustíveis no município de Serrinha. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e7. https://doi.org/10.5902/2236499463583

Número

Sección

Produção do Espaço e Dinâmica Regional