Quem quer ser milionário? Quem quer ser professor? Narrativas e perspectivas que instigam reflexões sobre a docência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499462953

Palabras clave:

Felicidade, Ensino de Geografia, Formação de professores, Escolha profissional

Resumen

O presente artigo objetiva refletir acerca da atratividade da carreira docente junto à juventude, bem como analisar possíveis cenários para o futuro da educação básica. Para isso, aborda-se as situações de cinco diferentes licenciados em Geografia: um recém-egresso; três formandos e um profissional já formado. De que maneira as opções (ou a falta delas) que levam uma pessoa a torna-se professor refletem na escola, na cidadania e na própria democracia no Brasil? Como resultados, analisa-se que em dois casos, apesar da idade semelhante (cerca de 30 anos), os docentes apresentam origens sociais distintas que produzem impactos nas suas trajetórias profissionais. Sinaliza-se que buscar a felicidade no exercício da profissão é uma utopia e uma necessidade e que educar as novas gerações com profissionais desestimulados e/ou infelizes poderá trazer consequências consideráveis para o país.

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Biografía del autor/a

Nestor André Kaercher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Geografia e docente na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS.

Marcos Bohrer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC). Doutorando na linha de Ensino de Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Igor Armindo Rockenbach, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando na linha de Ensino de Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Geografia (2017) e Licenciado em Geografia (2015) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

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Publicado

2022-01-28

Cómo citar

Kaercher, N. A., Bohrer, M., & Rockenbach, I. A. (2022). Quem quer ser milionário? Quem quer ser professor? Narrativas e perspectivas que instigam reflexões sobre a docência. Geografia Ensino & Pesquisa, 25, e41. https://doi.org/10.5902/2236499462953