Quem quer ser milionário? Quem quer ser professor? Narrativas e perspectivas que instigam reflexões sobre a docência
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499462953Palabras clave:
Felicidade, Ensino de Geografia, Formação de professores, Escolha profissionalResumen
O presente artigo objetiva refletir acerca da atratividade da carreira docente junto à juventude, bem como analisar possíveis cenários para o futuro da educação básica. Para isso, aborda-se as situações de cinco diferentes licenciados em Geografia: um recém-egresso; três formandos e um profissional já formado. De que maneira as opções (ou a falta delas) que levam uma pessoa a torna-se professor refletem na escola, na cidadania e na própria democracia no Brasil? Como resultados, analisa-se que em dois casos, apesar da idade semelhante (cerca de 30 anos), os docentes apresentam origens sociais distintas que produzem impactos nas suas trajetórias profissionais. Sinaliza-se que buscar a felicidade no exercício da profissão é uma utopia e uma necessidade e que educar as novas gerações com profissionais desestimulados e/ou infelizes poderá trazer consequências consideráveis para o país.
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