DO PERFIL DO JOVEM CONTEMPORÂNEO E DAS POTENCIALIDADES DE TRABALHO DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • Victor Hugo Nedel Oliveira Univ. Federal do RS
  • Nestor André Kaercher UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499420682

Resumo

O jovem contemporâneo vem surpreendendo a sociedade nos mais diferentes setores. Esta pesquisa trata das culturas juvenis no âmbito escolar e suas relações com o ensino da Geografia. Objetivamos identificar os diferentes perfis do jovem contemporâneo e relacioná-los às aulas de Geografia. Para atingir tais objetivos, elaboramos um amplo questionário, dividido em dois principais blocos: a montagem de um perfil dos sujeitos-jovens entrevistados e as relações dos sujeitos-jovens entrevistados com a Geografia. Os resultados da pesquisa indicam que o jovem-aluno contemporâneo é composto de múltiplas e transitórias identidades e, com isso, está adaptado a múltiplos pertencimentos. No tocante à Geografia escolar, entendemos que o jovem-aluno vincula muito fortemente aos temas físicos da ciência, ao citar exemplos como localização geográfica e fusos horários. Há o questionamento, então, sobre a condução das aulas de Geografia, a saber se as mesmas dão conta do conceito pleno do espaço geográfico, no sentido de trabalhar as temáticas físicas, mas também as humanas da ciência. Percebemos que há relação direta entre as práticas juvenis e possíveis temas a serem trabalhados na aula de Geografia. Há muito que se avançar neste tipo de pesquisa, uma vez que tratamos, além dos objetos já previstos, de nossa prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Hugo Nedel Oliveira, Univ. Federal do RS

Licenciado e Mestre em ensino de Geografia

Nestor André Kaercher, UFRGS

Doutor em Geografia Humana

USP

Referências

ABARCA, Humberto; SEPÚLVEDA, Maurício. Barras Bravas, pasión guerrera. Territorio, masculinidad y violencia en el fútbol chileno. In: FERRÁNDIZ, Francisco; FEIXA, Carles. (Orgs.) Jóvens sin trégua: culturas y políticas de la violencia. Bercelona: Anthropos, 2005.

ALMEIDA, Renato Souza de. Juventude e Religião: o que a escola tem a ver com isso? In: CAVALCANTE, Márcia Koboldt. (Org). Culturas Juvenis: dinamizando a escola. Porto Alegre: Edipucrs, 2009.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Brasília, 2008.

FREIRE FILHO, João. Retratos midiáticos da nova geração e a regulação do prazer juvenil. In: BORELLI, Silvia. (Org.). Culturas Juvenis no século XXI. São Paulo: EDUC, 2008.

GARBIN, Elisabete Maria. Conectados por um fio: alguns apontamentos sobre internet, culturas juvenis contemporâneas e a escola. In: Juventude e escolarização: os sentidos do Ensino Médio. Programa Salto para o Futuro – TVE/Escola/Brasil. São Paulo, ano XIX, Boletim 18, nov./2009.

LAGES, Mariana Nunes. Sexualidade na adolescência: intervenção em contexto educativo, para a promoção do autocuidado. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, PUCRS, Porto Alegre, 2009.

MEIRIEU, Philippe. Aprender... sim, mas como? Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

______. Carta a um Jovem Professor. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SOUZA, Rui Antônio de. Além dos muros: razão ou razões na escola? In: CAVALCANTE, Márcia Koboldt. (Org). Culturas Juvenis: dinamizando a escola. Porto Alegre: Edipucrs, 2009.

Downloads

Publicado

2017-04-20

Como Citar

Oliveira, V. H. N., & Kaercher, N. A. (2017). DO PERFIL DO JOVEM CONTEMPORÂNEO E DAS POTENCIALIDADES DE TRABALHO DA GEOGRAFIA ESCOLAR. Geografia Ensino & Pesquisa, 21(1), 137–147. https://doi.org/10.5902/2236499420682