DO PERFIL DO JOVEM CONTEMPORÂNEO E DAS POTENCIALIDADES DE TRABALHO DA GEOGRAFIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499420682Resumo
O jovem contemporâneo vem surpreendendo a sociedade nos mais diferentes setores. Esta pesquisa trata das culturas juvenis no âmbito escolar e suas relações com o ensino da Geografia. Objetivamos identificar os diferentes perfis do jovem contemporâneo e relacioná-los às aulas de Geografia. Para atingir tais objetivos, elaboramos um amplo questionário, dividido em dois principais blocos: a montagem de um perfil dos sujeitos-jovens entrevistados e as relações dos sujeitos-jovens entrevistados com a Geografia. Os resultados da pesquisa indicam que o jovem-aluno contemporâneo é composto de múltiplas e transitórias identidades e, com isso, está adaptado a múltiplos pertencimentos. No tocante à Geografia escolar, entendemos que o jovem-aluno vincula muito fortemente aos temas físicos da ciência, ao citar exemplos como localização geográfica e fusos horários. Há o questionamento, então, sobre a condução das aulas de Geografia, a saber se as mesmas dão conta do conceito pleno do espaço geográfico, no sentido de trabalhar as temáticas físicas, mas também as humanas da ciência. Percebemos que há relação direta entre as práticas juvenis e possíveis temas a serem trabalhados na aula de Geografia. Há muito que se avançar neste tipo de pesquisa, uma vez que tratamos, além dos objetos já previstos, de nossa prática docente.
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