Os filmes como instrumento didático-pedagógico para o ensino de geografia

Autores

  • Rita Jaqueline Nogueira Chiapetti Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA
  • Glauber Magalhães de Freitas Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499437765

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Filme, Instrumento didático-pedagógico

Resumo

Em plena era tecnológica tem se tornado cada vez mais necessário o uso de tecnologias educacionais em sala de aula, a fim de aproximar o aluno do mundo que o cerca, e no caso do ensino de Geografia especialmente, já que ele tem compromisso com a formação de cidadãos do mundo. Como objetivo principal se propõe a analisar o filme como um instrumento didático-pedagógico no ensino de Geografia. O método empregado é o da pesquisa bibliográfica, sendo a leitura analítica a principal técnica desse tipo de pesquisa, pois é através dela que se podem identificar as informações e os dados contidos na bibliografia selecionada, bem como verificar as relações existentes entre elas, de modo a analisar a sua consistência para serem utilizadas na pesquisa. Como resultados da pesquisa, as tecnologias educacionais vêm ganhando cada vez mais espaço nas escolas, pois funcionam com uma forma de alicerçar o ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares. O filme é visto pelos autores pesquisados como instrumento didático-pedagógico atrativo para o ensino de Geografia, na compreensão da relação natureza-sociedade, contribuindo significativamente para o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos geográficos. Conclui-se que seu uso deve sempre contar com um bom planejamento das aulas por parte dos professores, visto que por meio do filme é possível despertar o interesse, melhorar a participação, estimular o debate e a reflexão crítica dos alunos.

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Biografia do Autor

Rita Jaqueline Nogueira Chiapetti, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA

Professora titular no DCAA, cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia.

Glauber Magalhães de Freitas, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA

Licenciado em Geografia pela UESC.

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Publicado

2020-02-11

Como Citar

Chiapetti, R. J. N., & Freitas, G. M. de. (2020). Os filmes como instrumento didático-pedagógico para o ensino de geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 23, e43. https://doi.org/10.5902/2236499437765