Avaliação da linguagem e aspectos visuais de painéis interpretativos turísticos para geomonumentos e outros elementos geopatrimoniais do COREDE Campanha, RS, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499437740

Palavras-chave:

geoconservação, geopatrimônio, geoturismo, interpretação

Resumo

Painéis interpretativos são meios de interpretação largamente utilizados em estratégias ligadas ao geopatrimônio, e sua linguagem e aspectos visuais podem ser decisivos para uma boa comunicação com os turistas e a comunidade local. Este trabalho traz uma avaliação de painéis interpretativos preliminares, idealizados para o território do COREDE Campanha, realizada por estudantes do ensino fundamental (séries finais) de uma escola de Caçapava do Sul, os quais analisaram os aspectos gráficos e de conteúdo das interpretações. Com base nessas avaliações, houve mudanças nos tamanhos e cores das fontes do texto escrito, na cor de fundo e nas cores de elementos gráficos específicos, bem como no conteúdo de alguns painéis, especialmente naqueles referentes à temática da paleontologia e da preguiça-gigante.

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Biografia do Autor

André Weissheimer de Borba, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Possui Graduação em Geologia (1998), Mestrado (2001) e Doutorado em Geociências (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Estratigrafia e Análise de Bacias Sedimentares, atuando principalmente nos seguintes temas: estratigrafia, geologia histórica, análise de bacias, geologia do Escudo Sul-rio-grandense, bacias orogênicas, termocronologia traços de fissão, geologia isotópica de Nd e proveniência sedimentar. Exerceu, entre 2004 e 2012, o cargo de Geólogo da Procuradoria Geral de Justiça, Ministério Público do Estado do RS, onde elaborou mais de mil e duzentos documentos contendo descrição e valoração de processos de degradação ambiental provocados por empreendimentos de extração mineral e de captação de água subterrânea, entre outros. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ministra aulas e profere palestras, como convidado, também nos Cursos de Graduação em Geologia e Pós-Graduação em Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Ultimamente, tem se dedicado a pesquisas na área de Geodiversidade, Patrimônio Geológico e Geoconservação, na busca da integração entre o conhecimento geológico, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável de áreas rurais.

Milene Ferreira Miletto, Secretaria Municipal de Educação, Caçapava do Sul, RS, Brasil

Doutoranda em Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde, UFRGS; Mestra em Ensino de Ciências pela UNIPAMPA;Professora da Educação Básica de Ciências e Biologia, nas redes municipal e estadual em Caçapava do Sul.

Ana Paula Souza Corrêa, Universidade Federal do Pampa, Unipampa, Caçapava do Sul, RS, Brasil

Geóloga formada no ano de 2017 no curso de Bacharel em Geologia da Universidade Federal do Pampa campus Caçapava do Sul. Possui interesse na área de Patrimônio Geológico, Geoconservação e Geoparques.

Vinícius Lenz Motta, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil

Acadêmico do curso de graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Colaborador do Laboratório de Geoecologia e Educação ambiental (LAGED) da mesma instituição.

Marta Paula Fischer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil

Acadêmica do curso de graduação em Geografia Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Thainara Dalmazo Brunhauser, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil

Graduanda do 7º Semestre de Geografia Licenciatura na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atualmente colaboradora do Laboratório de Geoecologia e Educação Ambiental (LAGED) da mesma instituição.

Renato Pereira Lopes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Universitário Trindade, Florianópolis, SC, Brasil

Graduado em Geografia (Bacharelado) pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Mestre em Geociências, com ênfase em Paleontologia de Vertebrados, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Geociências, com ênfase em Geologia Marinha, pela UFRGS. Pós-Doutorado Júnior pela UFRGS (bolsista CNPq) pesquisando aspectos paleo-ambientais a partir de registros sedimentológicos e fósseis da costa do Rio Grande do Sul, e pela Universidade Federal de Santa Catarina (bolsista IODP-CAPES), analisando aspectos sedimentares do talude inferior na região norte da costa do Rio Grande do Sul. Atualmente desenvolve pesquisas em Geologia e Paleontologia na porção sul da Planície Costeira do Rio Grande do Sul, com enfoque na evolução costeira e mudanças nos ambientes e clima entre o Pleistoceno médio e Holoceno registradas nos sistemas deposicionais, através da estratigrafia, caracterização de ambientes sedimentares, indicadores paleo-climáticos e assembleias fósseis de invertebrados marinhos e vertebrados terrestres.

Felipe Guadagnin, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Caçapava do Sul, RS, Brasil

Formado em Geologia com mestrado e doutorado em Geociências pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor dos cursos de Geologia e Geofísica do Campus Caçapava do Sul da Universidade Federal do Pampa. Atua na área de geologia sedimentar, enfocando principalmente na análise de proveniência sedimentar. Foi coordenador do projeto GEOTURISMO E INTERPRETAÇÃO DO PATRIMÔNIO NATURAL DA CAMPANHA GAÚCHA COMO UM NOVO APORTE AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL. Compõe a equipe do Projeto Geoparque Caçapava.

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Publicado

2020-07-09

Como Citar

Borba, A. W. de, Miletto, M. F., Corrêa, A. P. S., Motta, V. L., Fischer, M. P., Brunhauser, T. D., Lopes, R. P., & Guadagnin, F. (2020). Avaliação da linguagem e aspectos visuais de painéis interpretativos turísticos para geomonumentos e outros elementos geopatrimoniais do COREDE Campanha, RS, Brasil. Geografia Ensino & Pesquisa, 24, e22. https://doi.org/10.5902/2236499437740

Edição

Seção

Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental