Medo e práticas espaciais de jovens homens, moradores da periferia urbana de Ponta Grossa, Paraná

Autores/as

  • Renato Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499415766

Palabras clave:

Espaço urbano, Representações sociais, Medo, Masculinidades

Resumen

O objetivo do presente artigo foi construir um caminho analítico de investigação sobre espaço urbano e medo sob o foco das representações sociais de jovens homens, moradores de periferia, no exercício de suas masculinidades. O levantamento dos dados e das informações para a inteligibilidade desta pesquisa, de caráter qualitativa, foi realizado por meio da aplicação de 346 questionários e realização de sete entrevistas com estudantes de ensino médio, com idade entre 15 e 23 anos, de quatro escolas públicas sediadas no município de Ponta Grossa, Estado do Paraná. Preocupou-se em refletir sobre as espacialidades dos sujeitos que produzem o espaço urbano, em particular, os jovens homens moradores de periferia, assim como observar as tensões da realidade, a fim de compreender suas práticas espaciais. As espacialidades dos sujeitos pesquisados se constituíram em elementos centrais na construção das reflexões, evidenciando-se que alguns locais da área central do município não apenas figuram como um recorte da cidade, eles são espaços de representação das masculinidades. No decurso da pesquisa, fez-se esforço em refletir e questionar sobre as masculinidades e os elementos de vulnerabilidade dos jovens homens no contexto do espaço urbano. Os resultados obtidos evidenciam que o medo está associado principalmente às drogas e aos conflitos vivenciados no cotidiano, assim como, que os locais geradores de tensão na vivência espacial dos adolescentes pesquisados estão associados, sobremaneira, ao próprio contexto em que vivem.

 

Palavras-chave: espaço urbano; representações sociais; medo; masculinidades.

 

DOI: 10.5902/2236499415766

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renato Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR

Mestre em Geografia pela UEPG. Departamento de Patrimônio Cultural da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Paraná.

Citas

ABRIC, Jean-Claude. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A. S. P; OLIVEIRA, D. C. de. Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: Ed. AB, 1998.

BRASIL. Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, 1990. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ >. Acesso em: 5 jan. 2014.

BROWNLOW, Alec. A geography of men’s fear. Geoforum, v. 36, p. 581–592, 2005.

BUTLER, Judith. Vida precaria: el poder del duelo y la violencia. Buenos Aires: Paidós, 2006.

CHIMIN JUNIOR, Alides B. O espaço como componente da vulnerabilidade aos atos infracionais desenvolvidos por adolescentes do sexo masculino em conflito com a lei em Ponta Grossa-Paraná. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2009.

CHIMIN JUNIOR, Alides B.; SILVA, Joseli Maria. Espaço, atos infracionais e a criação social dos adolescentes em conflito com a lei. Revista Latino-americana de Geografia e Gênero, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p.295-308, ago./dez. 2010.

CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço, um conceito-chave da geografia. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. 3. ed. São Paulo: Ática, 1995.

COSGROVE, Denis. A geografia está em toda a parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: CORRÊA, Roberto L. e ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1998a.

COSGROVE, Denis. Em direção a uma geografia cultural radical: problemas da teoria. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro n. 5, jan.-jun. 1998.

COSGROVE, Denis; JACKSON, Peter. Novos rumos da geografia cultural. In: CORRÊA, Roberto L. e ROSENDAHL, Zeny (Orgs). Geografia cultural: um século (2). Rio de Janeiro: Ed UERJ, 2000.

DOISE, Willem. Cognições e representações: a abordagem genética. In. JODELET, Denise. As representações sociais. Tradução de Lilian Ulup. Rio de Janeiro: UERJ, 2001.

DUNCAN, J. S. The city as text: the politics of landscape interpretation in the Kandyan Kingdom. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

DUNCAN, James S. O supra-orgânico na Geografia Cultural Americana. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny. (Org.). Introdução à Geografia Cultural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

ERIKSON, E. H. Identidade: juventude e crise. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

GOMES, Fernando Bertani. A relação entre a vivência espacial de jovens do sexo masculino e a morte por homicídio na cidade de Ponta Grossa – PR. Relatório de Qualificação (Mestrado em Gestão do Território) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2012.

IAROCZINSKI, Adriane. A relação entre o espaço escolar e violência Infanto-juvenil no contexto de ação do programa da Patrulha Escolar em Ponta Grossa – PR. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2009.

IAROCZINSKI, Adriane; SILVA, Joseli Maria. Espaço escolar e violência no cotidiano vivido por crianças e adolescentes em Ponta Grossa-PR, 2005 – 2007. Terra Plural, Ponta Grossa, v. 2, n. 1, p. 133-143 , jan./jun. 2008.

ROCHA, Heder Leandro. O uso do crack como um elemento de espacialidade de adolescentes do sexo masculino moradores da periferia pobre de Ponta Grossa, PR. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2012.

ROSSI, Rodrigo. Malucos da quebrada: territórios urbanos na complexidade espacial cotidiana de adolescentes homens em conflito com a lei em Ponta Grossa – Paraná. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2010.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

SILVA, Alex Caetano. Identificação das áreas de vulnerabilidade socioambiental mediante lógica fuzzy – estudo no município de Ponta Grossa, PR. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2013.

SILVA, Joseli Maria. Fazendo geografias: pluriversalidades sobre gênero e sexualidades. In: Geografias Subversivas. Ponta Grossa: Todapalavra, 2009.

Publicado

2015-10-08

Cómo citar

Pereira, R. (2015). Medo e práticas espaciais de jovens homens, moradores da periferia urbana de Ponta Grossa, Paraná. Geografia Ensino & Pesquisa, 19(3), 7–18. https://doi.org/10.5902/2236499415766

Número

Sección

Produção do Espaço e Dinâmica Regional