Geografia em avaliações de aprendizagem do Ensino Médio no Brasil, ENEM (2006 a 2011)

Autores

  • Daniel Rodriguez de Carvalho Pinheiro Universidade Estadual do Ceará
  • Djailson Ricardo Malheiro Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499412496

Resumo

Esta pesquisa investiga a frequência e características das questões de Geografia no Exame Nacional de Curso do Ensino Médio entre 2006 e 2011. Tentou-se responder três perguntas: Quantas questões de Geografia ocorreram por prova do ENEM? Quais as palavras-chave de cada questão? Que unidades pedagógicas são deduzíveis desses conjuntos de palavras-chave? O método de pesquisa é exploratório, descritivo, empírico-analítico. E a perspectiva teórica da tarefa da Geografia foi dada por Pitano e Noal (2009) que sustentam que o desafio contemporâneo é investigar a relação sociedade e meio-geográfico. Pretende-se ter mostrado que o ENEM redefine a missão científica da Geografia. A tarefa dela é dar respostas científicas aos problemas, às demandas espaço-temporal humanas e por isso ela tem uma presença muito mais frequente no ENEM do que nas aulas do ensino médio.

 

Palavras-chave: Meio ambiente, ENEM, Geografia, ensino, método.

 

DOI: 10.5902/2236499412496

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Biografia do Autor

Daniel Rodriguez de Carvalho Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará

Arquiteto, Urbanista, professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará; professor titular da Universidade de Fortaleza.

Djailson Ricardo Malheiro, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

Geógrafo, professor de Ecologia na Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte.

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Publicado

2014-01-03

Como Citar

Pinheiro, D. R. de C., & Malheiro, D. R. (2014). Geografia em avaliações de aprendizagem do Ensino Médio no Brasil, ENEM (2006 a 2011). Geografia Ensino & Pesquisa, 17(3), 115–126. https://doi.org/10.5902/2236499412496