A FORÇA DO LUGAR ENQUANTO APORTE À EDUCAÇÃO INTEGRAL

Authors

  • Adriana Maria Andreis Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/SC
  • Helena Copetti Callai Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI/RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499422543

Abstract

Afirmando um sentido dialético-dialógico de lugar, este ensaio teórico resulta de pesquisa bibliográfica, que estabelecemos em diálogo com nossas vivências de professoras-pesquisadoras. Pautando-nos, especialmente, em referenciais da Geografia e Filosofia, argumentamos o lugar como fundamental à educação integral dos sujeitos, considerando que essa noção implica na compreensão da dimensão espaço-temporal, que envolve as relações elaboradas pelos sujeitos em interação, como nós dialógicos. Essa perspectiva é elaborada, enlaçada em aportes que servem conceitualmente às aprendizagens propostas em todos os componentes curriculares. Assim, organizamos este texto trazendo o debate sobre a importância do lugar à educação integral e os princípios científico-didáticos, que embasam o lugar, para afirmar sua potência nos processos de ensino.

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Author Biographies

Adriana Maria Andreis, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/SC

Professora na Graduação (Licenciatura em Geografia) e na Pós-Graduação (PPGE - Mestrado em Educação e PPGH - Mestrado em História), na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Campus Chapecó/SC. Doutora em Educação nas Ciências: concentração Geografia pela UNIJUÍ/RS.

Helena Copetti Callai, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI/RS

Professora e coordenadora na Pós-GRaduação (PPGEC Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências) na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ/RS. Doutora em Geografia pela USP/SP e bolsista produtividade CNPq.

References

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Published

2017-09-01

How to Cite

Andreis, A. M., & Callai, H. C. (2017). A FORÇA DO LUGAR ENQUANTO APORTE À EDUCAÇÃO INTEGRAL. Geografia Ensino & Pesquisa, 21(2), 108–114. https://doi.org/10.5902/2236499422543

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