CATEGORIAS ESPACIAIS: REFERENTES AO ENSINO DE GEOGRAFIA

Eduardo von Dentz, Adriana Maria Andreis, Anelise Graciele Rambo

Resumo


Há diferentes modos de abordar o espaço geográfico e as categorias compõe esse processo, contribuindo para um ensino, pautado em supostos da educação geográfica. Nesse sentido, apresentamos argumentos acerca da relação com as categorias geográficas, que servem como instrumento à análise espacial no Ensino de Geografia. Para o desenvolvimento da proposta, inicialmente esclarecemos o contexto discutindo a noção de espaço geográfico. Ao encontro dessa dimensão, debatemos a importância das categorias espaciais como corpus analítico que serve ao ensino da Geografia. Assumimos então uma discussão, argumentando acerca das categorias lugar, como a dimensão da existência que se manifesta no cotidiano, a paisagem como implicada naquilo que vemos e que os nossos sentidos alcançam, a região e o sentido de regionalização e das diferenças regionais, e o território e seu uso. Para essa discussão, utilizamos fotografias e mapas para discutir possibilidades ao ensino de Geografia, o que nos permite inferir que o uso desses recursos auxilia no processo de significação dos conhecimentos.

 

Palavras-chave: lugar, paisagem, região, território, ensino-aprendizagem

 

DOI: 10.5902/2236499417087


Texto completo:

PDF

Referências


ANDREIS, Adriana Maria. A aula: um território produto-produtor de espaço. In: BONASTRA, Quim; VASCONCELOS JUNIOR, Magno; TAPIA, Maricarmen (eds.). Actas del XIII Coloquio Internacional de Geocrítica: El control del espacio y los espacios de control. Barcelona: Universidad de Barcelona, 2014b. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2015.

BERQUE, A. Médiance de milieux em paysages . Paris: Geographiques Reclus, 1990.

BERQUE, A. Paisagem-marca, Paisagem-matriz: elementos da problemática para uma geografia cultural. In: CORRÊA, R.L; ROSENDAHL, Z. (Org.). Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998. p.84-91

CASTRO, Iná Elias de (org.), GOMES, Paulo Cesar da Costa (org.), CORRÊA, Roberto Lobato (org.). Geografia: conceitos e temas. 14ª Ed. – Rio de Janeiro-RJ; Bertrand Brasil, 2011.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 18ª Ed. - Campinas-SP; Papirus, 2011.

COSTA, Fábio Rodrigues da; ROCHA, Márcio Mendes. Geografia: conceitos e paradigmas – apontamentos preliminares. Revista Geomae, Campo Mourão-PR, v.1, n.2, p.25 - 56 , 2010.

GOMES, Paulo C. da C. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, Iná E.; GOMES, Paulo C.; CORRÊA, Roberto L. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2003, p. 49-76.

HAESBAERT, Rogério da C. O mito da desterritorialização: do ‘fim dos territórios’ à multiterritorialidade. 6 ed. ver. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

HARVEY, David. O trabalho, o capital e o conflito de classes. São Paulo-SP, editorial Boitempo, 1998.

SANTOS, Milton. Metamorfose do Espaço Habitado. São Paulo: Hucitec, 1996.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. 2º Edição. São Paulo: Hucitec, 1997.

SANTOS, Milton. Espaço e Método. São Paulo-SP; Edusp, 2012.

SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica de geografia a uma geografia crítica. São Paulo: Hucitec, 1986.

SILVEIRA, M. R. Logística, sistemas de movimento, fluxos econômicos e interações espaciais no território paulista: uma abordagem para a geografia dos transportes e circulação. Revista electronica de geografía y ciencias sociales. Universidad de Barcelona, 2009.

SUERTEGARAY, Dirce Maria. Espaço Geográfico uno e múltiplo. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales. Universidad de Barcelona, 2001.

TUAN, Y.Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL,1983.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2236499417087

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Indexações e Bases Bibliográficas