CATEGORIAS ESPACIAIS: REFERENTES AO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499417087Resumo
Há diferentes modos de abordar o espaço geográfico e as categorias compõe esse processo, contribuindo para um ensino, pautado em supostos da educação geográfica. Nesse sentido, apresentamos argumentos acerca da relação com as categorias geográficas, que servem como instrumento à análise espacial no Ensino de Geografia. Para o desenvolvimento da proposta, inicialmente esclarecemos o contexto discutindo a noção de espaço geográfico. Ao encontro dessa dimensão, debatemos a importância das categorias espaciais como corpus analítico que serve ao ensino da Geografia. Assumimos então uma discussão, argumentando acerca das categorias lugar, como a dimensão da existência que se manifesta no cotidiano, a paisagem como implicada naquilo que vemos e que os nossos sentidos alcançam, a região e o sentido de regionalização e das diferenças regionais, e o território e seu uso. Para essa discussão, utilizamos fotografias e mapas para discutir possibilidades ao ensino de Geografia, o que nos permite inferir que o uso desses recursos auxilia no processo de significação dos conhecimentos.
Palavras-chave: lugar, paisagem, região, território, ensino-aprendizagem
DOI: 10.5902/2236499417087
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