CATEGORIAS ESPACIAIS: REFERENTES AO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499417087Abstract
Há diferentes modos de abordar o espaço geográfico e as categorias compõe esse processo, contribuindo para um ensino, pautado em supostos da educação geográfica. Nesse sentido, apresentamos argumentos acerca da relação com as categorias geográficas, que servem como instrumento à análise espacial no Ensino de Geografia. Para o desenvolvimento da proposta, inicialmente esclarecemos o contexto discutindo a noção de espaço geográfico. Ao encontro dessa dimensão, debatemos a importância das categorias espaciais como corpus analítico que serve ao ensino da Geografia. Assumimos então uma discussão, argumentando acerca das categorias lugar, como a dimensão da existência que se manifesta no cotidiano, a paisagem como implicada naquilo que vemos e que os nossos sentidos alcançam, a região e o sentido de regionalização e das diferenças regionais, e o território e seu uso. Para essa discussão, utilizamos fotografias e mapas para discutir possibilidades ao ensino de Geografia, o que nos permite inferir que o uso desses recursos auxilia no processo de significação dos conhecimentos.
Palavras-chave: lugar, paisagem, região, território, ensino-aprendizagem
DOI: 10.5902/2236499417087
Downloads
References
ANDREIS, Adriana Maria. A aula: um território produto-produtor de espaço. In: BONASTRA, Quim; VASCONCELOS JUNIOR, Magno; TAPIA, Maricarmen (eds.). Actas del XIII Coloquio Internacional de Geocrítica: El control del espacio y los espacios de control. Barcelona: Universidad de Barcelona, 2014b. Disponível em: <http://www.ub.edu/geocrit/xiii-coloquio/xiii-coloquio-portada.htm >. Acesso em: 22 jan. 2015.
BERQUE, A. Médiance de milieux em paysages . Paris: Geographiques Reclus, 1990.
BERQUE, A. Paisagem-marca, Paisagem-matriz: elementos da problemática para uma geografia cultural. In: CORRÊA, R.L; ROSENDAHL, Z. (Org.). Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998. p.84-91
CASTRO, Iná Elias de (org.), GOMES, Paulo Cesar da Costa (org.), CORRÊA, Roberto Lobato (org.). Geografia: conceitos e temas. 14ª Ed. – Rio de Janeiro-RJ; Bertrand Brasil, 2011.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 18ª Ed. - Campinas-SP; Papirus, 2011.
COSTA, Fábio Rodrigues da; ROCHA, Márcio Mendes. Geografia: conceitos e paradigmas – apontamentos preliminares. Revista Geomae, Campo Mourão-PR, v.1, n.2, p.25 - 56 , 2010.
GOMES, Paulo C. da C. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, Iná E.; GOMES, Paulo C.; CORRÊA, Roberto L. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2003, p. 49-76.
HAESBAERT, Rogério da C. O mito da desterritorialização: do ‘fim dos territórios’ à multiterritorialidade. 6 ed. ver. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
HARVEY, David. O trabalho, o capital e o conflito de classes. São Paulo-SP, editorial Boitempo, 1998.
SANTOS, Milton. Metamorfose do Espaço Habitado. São Paulo: Hucitec, 1996.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. 2º Edição. São Paulo: Hucitec, 1997.
SANTOS, Milton. Espaço e Método. São Paulo-SP; Edusp, 2012.
SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica de geografia a uma geografia crítica. São Paulo: Hucitec, 1986.
SILVEIRA, M. R. Logística, sistemas de movimento, fluxos econômicos e interações espaciais no território paulista: uma abordagem para a geografia dos transportes e circulação. Revista electronica de geografía y ciencias sociales. Universidad de Barcelona, 2009.
SUERTEGARAY, Dirce Maria. Espaço Geográfico uno e múltiplo. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales. Universidad de Barcelona, 2001.
TUAN, Y.Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL,1983.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.