O método materialista-histórico-dialético e a relação com a diretriz curricular orientadora de Geografia do Paraná

Autores

  • Carolina Albertoni Opolski UNIOESTE Campus de Francisco Beltrão
  • Rosana Cristina Biral Leme UNIOESTE- Campus de Francisco Beltrão

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499418065

Resumo

 

Resumo: Neste artigo fazemos uma reflexão sobre o método materialista histórico dialético analisando sobre as bases teóricas que possibilitam uma interpretação da realidade e refletem na sociedade demonstrando seu movimento e as contradições existentes. Consideramos importante os fundamentos teóricos do método e o que provém desta base teórica. Esta linha teórica na área pedagógica desenvolveu a Linha Crítica do pensamento que analisa a realidade em conformidade com as ideias do materialismo histórico dialético. No estado do Paraná a partir de 2003 foi pensada e elaborada uma diretriz curricular baseada nessa perspectiva, diante disso faremos uma relação entre o método e a diretriz curricular elaborada no estado e que fundamenta teoricamente a prática pedagógica, como uma contribuição teórica e a relação com o método.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Albertoni Opolski, UNIOESTE Campus de Francisco Beltrão

Mestranda Programa de Pós Graduação em Geografia- Campus de Francisco Beltrão- PR.

Rosana Cristina Biral Leme, UNIOESTE- Campus de Francisco Beltrão

Professora Doutora do Programa de Pós Graduação em Geografia- UNIOESTE- Campus de Francisco Beltrão- PR.

Referências

CHAUI, M. Convite à filosofia. São Paulo:Ática, 1994.

CHINAZZO, S. S. R. O que é empirismo? In: Epistemologia das ciências sociais. Universidade Luterana do Brasil -Ulbra. Curitiba: Ibpex, 2008.

_____ . O que é dialética? In: Epistemologia das ciências sociais. Universidade Luterana do Brasil -Ulbra. Curitiba: Ibpex, 2008.

ENGELS, F. Anti-Duhring. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani (org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 3. ed. 1994.

_____, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômico-social e capitalista. 7.ed.São Paulo: Cortez,2001.

GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 10.ed. São Paulo: Cortez, 1997.

GOODSON, Evor F. Currículo: teoria e história. 4. Ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

LEFEBVRE, Henri. Lógica formal, lógica dialética. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1987.

_____, L. Para compreender o pensamento de Karl Marx. Lisboa: Edições 70,1995.

LENIN, V. I. Materialismo e empiriocriticismo. 2ª ed. Lisboa: Editorial Estampa, 2003.

LOUREIRO, C. F. B. Complexidade e Dialética: Contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1473-1494, Set./Dez. 2005. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br acesso em 01/08/2014.

MARX, K. Crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

_____, K. O Capital. Rio de Janeiro, 1987.

_____, Karl. Método da economia política. In: Contribuição para a crítica da economia política. Lisboa: Estampa, 1977, p. 228-236.

MOREIRA, Antonio Flavio B.; TADEU, Tomaz. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa (Org.). Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica de Geografia. Curitiba: SEED, 2008.

PIRES, M. F. C. O materialismo histórico-dialético e a Educação. Interface — Comunicação, Saúde, Educação, v.1, n.1, 1997.

SANTOS, Milton. Sociedade e Espaço: A formação social como teoria e como método. Boletim Paulista de Geografia. 54:81-100, jun. 1977.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 41.ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. 1.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

Downloads

Publicado

2016-09-14

Como Citar

Opolski, C. A., & Leme, R. C. B. (2016). O método materialista-histórico-dialético e a relação com a diretriz curricular orientadora de Geografia do Paraná. Geografia Ensino & Pesquisa, 20(2), 103–111. https://doi.org/10.5902/2236499418065