O USO DO GEOPROCESSAMENTO NA ELABORAÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS DAS REDES DE TRANSPORTE DE CARGAS: uma aplicação à Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649947361Resumo
Este artigo almeja apresentar a utilidade do geoprocessamento de dados na elaboração de mapas temáticos de redes que representem as dimensões espaciais do transporte de cargas. Para isso, é utilizada a sólida base de dados georreferenciados do Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT) do Ministério dos Transportes que, trabalhada por técnicas de geoprocessamento em um ambiente SIG (Sistema de Informação Geográfica), possibilitou a criação de mapas do transporte de cargas que abordaram representativamente o modal ferroviário e ilustrativamente o modal rodoviário deste recorte espacial escolhido, sendo este recorte a Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Nesse sentido, estabelece-se uma metodologia que possa auxiliar os diversos estudos que trabalham e discutem os transportes de carga, bem como suas variantes, sendo possível sua aplicação em todo o território nacional.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.