O USO DO GEOPROCESSAMENTO NA ELABORAÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS DAS REDES DE TRANSPORTE DE CARGAS: uma aplicação à Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Autores

  • Thiago Gervasio Figueira Arantes Universidade Federal de Uberlândia
  • William Rodrigues Ferreira Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947361

Resumo

Este artigo almeja apresentar a utilidade do geoprocessamento de dados na elaboração de mapas temáticos de redes que representem as dimensões espaciais do transporte de cargas. Para isso, é utilizada a sólida base de dados georreferenciados do Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT) do Ministério dos Transportes que, trabalhada por técnicas de geoprocessamento em um ambiente SIG (Sistema de Informação Geográfica), possibilitou a criação de mapas do transporte de cargas que abordaram representativamente o modal ferroviário e ilustrativamente o modal rodoviário deste recorte espacial escolhido, sendo este recorte a Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Nesse sentido, estabelece-se uma metodologia que possa auxiliar os diversos estudos que trabalham e discutem os transportes de carga, bem como suas variantes, sendo possível sua aplicação em todo o território nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Gervasio Figueira Arantes, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é aluno do curso de mestrado do Programa de pós-Graduação em Geografia da UFU. Orientado pelo Prof. Dr. William Rodrigues Ferreira. Pesquisa o papel da logística e dos sistemas de transporte de cargas no desenvolvimento territorial brasileiro.

William Rodrigues Ferreira, Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Transportes pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutor em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor de cursos de graduação e pós-graduação em Geografia na UFU.

Downloads

Publicado

2011-09-08

Como Citar

Arantes, T. G. F., & Ferreira, W. R. (2011). O USO DO GEOPROCESSAMENTO NA ELABORAÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS DAS REDES DE TRANSPORTE DE CARGAS: uma aplicação à Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Geografia Ensino & Pesquisa, 15(2), 19–40. https://doi.org/10.5902/223649947361

Edição

Seção

Geoinformação e Sensoriamento Remoto em Geografia